Inovamazonas promove palestra sobre empreendedorismo em Manaus

A palestra “Capital de Risco X Realidade Local” abriu a programação desta quarta-feira (07), do III Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas/Criativos). O empresário José Lavaquial abordou as características de investimento em novos negócios, na rodada de palestras que aconteceu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em Manaus.

De acordo com Lavaquial, esta modalidade de investimento está em constante crescimento em todo o mundo. “Nos Estados Unidos, em 2008, esse tipo de investimento gerou aproximadamente 12 milhões de empregos. Isso representa 11% do setor privado”, comentou.

>>Palestras sobre empreendedorismo marcam programação do Inovamazonas em Manaus

Já no Brasil, a modalidade está em fase de crescimento. Lavaquial contou que os primeiros investimentos no País começaram nos anos 2000. Ele destacou que os grandes investidores ainda estão presentes na figura dos Fundos de Pensão, bancos, Seguradoras e Mega-Fundos de Buyout.

“O Brasil tem um enorme potencial para receber os investidores mundiais. Porém, esbarramos na formação das nossas empresas e isso passa pela questão histórica-cultural. Os empresários precisam estar aptos para compreender a importância dos investidores e deixar a questão familiar não falar mais alto”, disse.

Lavaquial mostrou exemplos de empresas que já receberam esse tipo de investimento, entre elas: Google, Yahoo, Youtube, Dell, Microsogt, Intel, Gol, Natura e Submarino. Já para a realidade local, o especialista apontou algumas áreas que podem receber os investimentos, nas áreas de biotecnologia, turismo e ecoturismo, tecnologias para populações desbancarizadas, além de produtos e serviços exportáveis.

Segundo ele, é preciso estudar o mercado local para descobrir em que área é possível investir. “Um exemplo disso é o suco de cupuaçu, que é muito consumido. Um negócio que explorasse esse potencial poderia dar certo”, lembrou.

Entretanto, Lavaquial destacou que para conseguir o investimento necessário, o empresário precisa construir um projeto consistente,  alinhado com os objetivos do fundo de investimento.  Além disso, deve contemplar o trabalho em equipe, apontar o público-alvo, saber qual a tendência mercadológica do momento e possuir um plano de negócios.

CURRÍCULO

José Lavaquial é sócio da HUBZ, formado em Engenharia de Produção pela UFRJ e MBA pela COPEAD. Trabalhou no Brasil, Nova York, Londres e Hong Kong, principalmente com negócios de banco de investimentos e Venture capital. Além de gestor para o Fundo Criatec (BNDES), Fundos do Santander e Bozano Simonsen, com experiência em investimentos em empresas inovadoras, como a Capital Semente, Venture Capital e Private Equity.

INOVAMAZONAS

O III Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas 2012/Criativos) é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI–AM).

O evento é realizado em parceria com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) por meio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Serviço Brasileiro de Apoio a Pequena Empresa (Sebrae/AM) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

O tema deste ano é “Investidores de Risco” e tem por objetivo estimular a criação de um Fundo de Investimento em Empresas para o Amazonas (Investamazonas), em contribuição a área estratégica de desenvolvimento econômico do Estado.

CIÊNCIAemPAUTA, por Danyelle Soares