InovAmazonas2012: Consolidação de evento firma canal de oportunidades

CIÊNCIAEMPAUTA, por Danyelle Soares

Cada vez mais consolidado no cenário de eventos de empreendedorismo no Amazonas, o III Workshop Internacional de Inovação do Amazonas (InovAmazonas) foi considerado um sucesso de público em 2012.

O evento, realizado nas dependências do Sebrae/AM, entre os dias 6 e 8 de novembro, teve na palestra de abertura o tema “Para mudar o futuro da Amazônia”, ministrada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Jacques Marcovitch.

Marcovitch explanou sobre pontos considerados básicos para se conseguir êxito como empreendedor, relacionando-os à realidade da região Amazônica, considerada por suas características peculiares, como uma enorme potência para investimentos estratégicos.

Durante o InovAmazonas, foram abordados outras questões de empreendedorismo, com a apresentação palestra “Capital de Risco X Realidade Local”, feita pelo empresário José Lavaquial.  Segundo o palestrante, esta modalidade está em fase de crescimento no Brasil e o destaque é que os grandes investidores estão presentes nos Fundos de Pensão, bancos, Seguradoras e Mega-Fundos de Buyout.

Ainda durante o evento, ocorreu um treinamento com o objetivo de orientar os empresários sobre a melhor maneira de conduzir a apresentação de seus produtos a potenciais investidores nos diferentes segmentos da economia local, como alimentos e bebidas, tecnologia da informação e fitocosméticos.

Para o chefe do Departamento de Apoio à Inovação da SECTI-AM, Kleber Abreu, o evento tem sido um divisor de águas para o estado do Amazonas, na medida em que trás um novo conceito centrado no capital de risco. “Eventos com base nesse conceito são de suma importância para a dinamização da economia local”, afirmou.

FÓRUM DE INVESTIDORES INCENTIVA NOVOS NEGÓCIOS

DECUm dos destaques do Inovamazonas/Criativos 2012 foi a realização do Fórum de Investidores, que teve como objetivo reunir empresários regionais e investidores convidados para incentivar novos negócios e contribuir para a geração de emprego e renda na região.

Foram apresentadas empresas locais dos segmentos como, Tecnologia da Informação (TI), fitocosméticos, alimentos e bebidas, e mecânica. Os investidores convidados atuam no ramo de investimentos de risco e são oriundos dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Haverá ainda um investidor internacional, da Suíça.

As reuniões entre empresários e investidores foram realizadas a portas fechadas. “Tratou-se de um momento de negociação inicial, onde se tem a perspectiva de que estes potenciais interesses possam vir a se tornar negócios, após um período de conversa e readequação de foco”, comentou Kleber Abreu.

PARCERIAS E PÚBLICO SÃO FUNDAMENTAIS PARA CONSOLIDAÇÃO

O Inovamazonas foi uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação (SECTI–AM), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) , por meio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AM).

Destacou-se a participação dos “Criativos” – empresas competitivas que possuem um selo de diferencial mercadológico-, que tiveram o objetivo de estimular a criação de um Fundo de Capital de Risco e a geração de uma Carteira de Investidores Anjos para o Estado.