Inpa comemora 60 anos
Criado em 29 de outubro de 1952, com a assinatura de um decreto pelo então presidente Getúlio Vargas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) existe há 60 anos. A partir daquela data, o Instituto se desenvolveu e, em mais dois anos, em 1954, passa, concretamente com a criação de sua sede, a realizar estudos científicos e das condições de vida da região amazônica.
A criação do Inpa representou um salto no conhecimento da Amazônia, cuja complexidade desafia e encanta pesquisadores de todo o planeta.
Inaugurações
Dentre as atividades que o Inpa preparou para a data festiva estão as inaugurações do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho no Amazonas (Cenapad) – novo centro no Brasil a prover uma infraestrutura computacional no Estado do Amazonas, capaz de responder à demanda de ensino e pesquisa por processamento de desempenho elevado e por alta capacidade de armazenamento e recuperação de dados – do Inpa; do novo prédio do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA); e a solenidade em comemoração aos 60 anos de criação do Instituto com a participação do ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp.
A programação com diversas inaugurações inicia às 15h no Campus III, Inpa V8 – Frente ao prédio do Manejo (Av. da Lua, no conjunto Morada do Sol); seguida das inaugurações do prédio do LMA e o CENAPAD, no Campus I (Av. André Araújo, Aleixo); e a solenidade de encerramento da comemoração e homenagem aos 60 anos de criação do Instituto, que acontece no Auditório da Ciência, Campus I no Bosque da Ciência.
Fonte: Inpa