Inpa inicia acordo de intercâmbio com polo tecnológico da Itália

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a comitiva italiana do polo tecnológico de Navacchio iniciaram nesta quinta-feira (21) o processo de cooperação entre o polo e o Instituto. Os detalhes foram discutidos em uma reunião na sede do Inpa em Manaus e tem o intuito promover um intercâmbio entre as empresas incubadas do Inpa com as empresas de Navacchio.

Participaram da reunião o diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, a coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa (CETI), Rosângela Bentes, os representantes da comitiva italiana, o diretor do polo, Alessandro Giari; diretora da incubadora, Elisabetta Epifori; o responsável pelo intercâmbio e desenvolvimento de Tecnologia e Negócios, Paolo Aderigi.

Leia também: Representantes de polo tecnológico da Itália visitam incubadoras do AM

De acordo com Estevão, é o primeiro contato com um país estrangeiro na área de inovação, por isso a troca de experiência será importante. “Esse acordo do Inpa com o polo de Navacchio permitirá uma imensa troca de experiências, pois as empresas incubadas do Instituto poderão ir pra Navacchio e aprender muito com eles, da mesma forma que as empresas de lá poderão vir aprender aqui conosco. Isso abrirá várias oportunidades de mercado pra ambos”, comentou.

Em discussão com os representantes das empresas incubadas do Inpa, a diretora da incubadora do polo de Navacchio, ressaltou que os institutos de pesquisas precisam ter uma mudança de comportamento para se adequar as demandas do comércio. “É necessário que haja uma mudança de cultura entre os pesquisadores, para que eles entendam que é preciso realizar pesquisas mais voltadas para mercado, tem que ficar atentos às necessidades da população no momento”, explanou Epifori.

PROJETO

O Projeto, iniciado em 2010, entre a Superintendência da Zona Franca (Suframa) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi desenvolvido para fortalecer e desenvolver o setor econômico e produtivo dessas empresas de Manaus, em particular das que tem forte componente tecnológico e de inovação.

Em 2009, o polo industrial de Navacchio veio a Manaus para conhecer a estrutura das instituições e das incubadoras. “Tiveram várias fases nesse processo, um deles foi a participação dos gestores das incubadoras no curso de capacitação, com visitas técnicas, no polo industrial de Navacchio, na Itália. Uma turma foi em 2010 e outra turma em dezembro de 2012”, explanou Bentes.

Fonte: Ascom/Inpa, por Fernanda Farias