Inpa realiza I Congresso de Iniciação Científica

19/07/2012 – Cerca de 200 trabalhos de pesquisa desenvolvidos por bolsistas serão apresentados, nesta sexta-feira (20), no I Congresso de Iniciação Científica (I Conic) pela coordenação de capacitação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (cocp/Inpa/MCTI).

Siga a SECTI-AM e o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!

Os trabalhos, produzidos por bolsistas e orientadores, foram desenvolvidos no período de um ano, em diversas áreas de pesquisa o instituto. Na terça-feira (17), ocorreram as primeiras apresentações de trabalhos relativos à ecologia, zoologia, clima e ambiente e recursos florestais.

Um exemplo é o trabalho da estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Tatyane Pereira Catunda, intitulado “Uso de papel artesanal e reciclado para produção de revestimento para canetas”, desenvolvido no Laboratório de Celulose e Papel Carvão Vegetal. O trabalho foi orientado por Sérgio Nunomura e co-orientado por Marcela Amazonas, ambos pesquisadores do Instituto.

Os papéis descartáveis foram coletados dentro do próprio Instituto e o trabalho passou por duas etapas distintas: avaliação da qualidade do papel descartável e pesquisa de campo sobre o modelo mais comercializado (custo-benefício e demanda por produto). O modelo de caneta para realizar o revestimento foi esferográfica cilíndrica com tampa espiral na ponta.

De acordo com Tatyane Catunda, esse modelo foi selecionado por conta do “custo-benefício, demanda pelo produto e facilidade de montagem”. Até sexta-feira (20), das 11h às 14h, no hall do auditório da ciência (no Bosque da Ciência, Campus I do Inpa), o público poderá observar os pôsteres dos trabalhos que estão sendo apresentados no congresso. 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) do Inpa é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Tem o objetivo de proporcionar aprendizagem e aperfeiçoamento a estudantes de graduação.

Fonte: Ascom do MCTI