Inpa realiza wokshop sobre o uso de resíduos florestais

O evento tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de futuras pesquisas científicas na área de recursos florestais e tecnologia de madeira.

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realiza na próxima quinta-feira (10), o workshop do projeto “Estudos tecnológicos de alternativas de uso de resíduos florestais na Amazônia Central”. O workshop será no mini auditório da Casa da Ciência, localizado na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Japiim, zona centro-sul de Manaus.

O evento pretende discutir e criar alternativas de uso para resíduos madeireiros da região, de acordo com as características tecnológicas das espécies florestais, funcionalidade do produto e condições sócio-econômicas do setor produtivo regional, além de estudar as inovações tecnológicas e desenvolvimento de processos e produtos com resíduos madeireiros e produtos descartáveis derivados da madeira no Estado do Amazonas.

 

Siga o Inpa no Twitter

Segundo Vianez, o evento poderá contribuir para o desenvolvimento de futuras pesquisas científicas. “A importância deste encontro é possibilitar uma melhor avaliação dos estudos até agora desenvolvidos e traçar novas perspectivas de estudos para os próximos anos na área de recursos florestais e tecnologia de madeira”, explicou.

 

Os objetivos gerais do projeto estão contemplados nas metas de trabalho do grupo de pesquisa ”Caracterização e Inovação Tecnológica de Produtos Madeireiros e não Madeireiros na Amazônia Central”, que tem como líderes os pesquisadores do Inpa Basílio Vianez e Maria de Jesus Varejão.

 

Entre as atividades desenvolvidas no projeto, estão os estudos e identificação microscópica da madeira, coleta e prospecção de leguminosas florestais da região do Rio Negro, estudos sobre tratamento químico de madeiras e estruturas de construção de casas, propriedades físico-mecânicas da madeira e estudos de design em pequenos objetos de madeira.

 

Atualmente existem sete grupos temáticos no projeto: campo/coleta, identificação anatômica, habitação e proteção da madeira, estrutura e artefatos de madeira, bioatividade de extrativismo, caracterização química de material lignocelulolíticos e painéis de madeira reconstituída.

 

O estudo é desenvolvido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sendo coordenado pelo pesquisador, Basílio Vianez, da Coordenação de Pesquisas em Produtos Florestais (CPPF).

 

Fonte: Ascom do Inpa