Instituto alemão propõe projeto de bioenergia para comunidades do interior
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, na última sexta-feira (13/09), a visita de três representantes do Instituto Fraunhofer de Nanotecnologia, organização alemã que trabalha com inovação tecnológica e que atua nas mais diferenciadas áreas da Ciência. A comitiva foi recebida pela diretora técnico-científica da Fundação, Andrea Waichman, e pelo secretário executivo adjunto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Eduardo Taveira.
Na oportunidade, os representantes do Instituto Fraunhofer, Thomas Otto, HernanValenzuela e Reinhard Streiter, apresentaram uma proposta de parceria para a instalação de equipamentos para a produção de bioenergia em comunidades do interior do Amazonas, bem como a viabilidade dos equipamentos. Foram discutidas as contrapartidas dos parceiros, plano de trabalho, cronograma e o processo de reaproveitamento dos resíduos florestais para a transformação em bioenergia.
Conforme Andrea Waichman, o projeto é interessante para o Estado e de grande impacto social nas comunidades ribeirinhas. Ela salientou que a concepção do projeto tomou como base também as características logísticas amazônicas, por exemplo, as dificuldades de locomoção e o acesso às comunidades isoladas. Uma carta de intenção já foi assinada pelos representantes de ambas as instituições.
Fonte: Agência Fapeam