Instituto Mamirauá promove treinamento em pesquisa sobre jacarés
O Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Jacarés do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT) oferece o 5 º Workshop de Treinamento em Pesquisa sobre Jacarés. O evento, que ocorre em outubro, objetiva treinar estudantes, técnicos e pesquisadores em princípios gerais de pesquisa sobre jacarés.
O evento está estruturado para se desenvolver com um componente teórico-prático, no qual os participantes realizam as atividades de campo em vários ambientes (várzea, igapó e terra firme), complementadas com palestras, discussão em grupo, leitura de material bibliográfico e projetos curtos de campo.
As atividades serão coordenadas por Robinson Botero-Arias (Programa de Manejo e Conservação de Jacarés – IDSM) e Ronis Da Silveira (Universidade Federal do Amazonas (Ufam)) e estão inseridas nas linhas de ação do Programa de Manejo e Conservação de Jacarés do Instituto Mamirauá, nas Reservas de desenvolvimento sustentável Mamirauá e Amanã, Amazônia Central.
Os tópicos a serem abordados no encontro são Biologia e ecologia de crocodilianos; Técnicas de campo e de análise de dados; Ecologia e monitoramento de ninhos; Manejo e aproveitamento econômico; e Coleta de material biológico (conteúdo estomacal, parasitas e tecidos).
Os alunos receberão apoio de hospedagem, alimentação e todos os elementos e material necessário para o adequado desenvolvimento dos objetivos do treinamento. No entanto, a organização do workshop não tem recursos econômicos para financiar as despesas de viagem dos alunos até a cidade de Tefé (AM), sendo necessário que os postulantes avaliem a real possibilidade de arcar com estas despesas particulares, antes de submeter sua candidatura.
Os interessados devem enviar, até 13 de agosto próximo, uma versão resumida do Curriculum Vitae (no máximo duas páginas) e uma carta de apresentação-intenção na qual se espera que, de forma breve e clara, seja descrito o interesse ou experiência prévia com crocodilianos, e seus interesses e suas expectativas relacionadas com a participação no workshop.
Solicita-se que na carta sejam relacionados os contatos (e-mail e telefone) de duas referências profissionais ou acadêmicas, que possam eventualmente fornecer informações complementares sobre os postulantes aos organizadores do evento.
Fonte: Portal do MCT