Instituto Mamirauá realiza encontro de comunicadores populares

O Programa de Gestão Comunitária do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM/MCT) realiza, de 29 de setembro a 1º de outubro, o 3º Encontro de Comunicadores Populares do Médio Solimões com o objetivo de capacitar os moradores das Reservas Mamirauá e Amanã em torno de técnicas de comunicação que permitam a disseminação de informações de interesse comunitário. O encontro será realizado na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé (AM).

Siga a SECT no Twitter!

“Desde 2004, o Instituto Mamirauá atua na capacitação de comunicadores populares, envolvendo lideranças jovens em atividades de comunicação social. Desde então, mais de 150 comunitários já foram capacitados. Os cursos fornecem subsídios para que eles compreendam o processo de produção de entrevistas e reportagens jornalísticas e produzam informações para serem veiculadas em programas de rádio e informativos”, disse Thiago Antônio Figueiredo, técnico em comunicação popular.

O Instituto Mamirauá estimula a comunicação nas reservas gerenciando a produção de duas ferramentas: o programa de rádio “Ligado no Mamirauá”, transmitido todas as segundas, terças e quintas-feiras pela Rádio Educação Rural de Tefé, (1280 AM) e o informativo trimestral “O Comunicador”. Segundo Marco Lopes, técnico em comunicação popular, o uso do rádio foi introduzido como estratégia para ampliar a troca de informações, fortalecer a organização comunitária e divulgar as atividades de pesquisa, manejo e extensão do Instituto Mamirauá.

Fonte: MCTI