Internet banda larga deve impulsionar o progresso do município de Iranduba

30/12/2011 – O Estado do Amazonas tem mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados e é composto por 62 municípios, que em sua maioria são isolados por água. Um dos maiores desafios encontrados na região é o deslocamento, o que por muitas vezes atrasou o progresso dos municípios mais afastados da capital.

Nos últimos anos, diversas ações têm sido realizadas para mudar essa realidade e promover o progresso do maior Estado da Região Norte em extensão territorial. Na era digital, o desafio é levar internet de qualidade para esses municípios. O atual Projeto de Inclusão Digital desenvolvido pelo Estado do Amazonas conecta, via satélite, somente 15 dos 62 municípios e apenas Manaus possui uma rede instalada de fibra ótica. 

Siga a SECTAM no Twitter!

Nesta semana, o Governo do Amazonas assinou um convênio com a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), que deve possibilitar maior oferta de serviços públicos no município de Iranduba, distante 27 quilômetros de Manaus, por meio do acesso a internet banda larga. O convênio disponibilizará recursos da ordem de R$ 2,5 milhões para a instalação de 35 quilômetros de fibra ótica interligando a cidade de Manaus ao município.

O convênio vai permitir a conexão de órgãos e instituições públicas à internet de qualidade e, com isso, permitirá a prestação de serviços públicos eletrônicos como emissão de notas fiscais e documentos eletrônicos ou marcação de consultas.

Ouça a reportagem completa aqui.

Fonte: Rádio com Ciência/Agência FAPEAM, por Edilene Mafra e Francisco Santos