Internet gratuita para usuários dos PACs de Manaus

03/01/12 – Internet sem fio gratuita para os usuários das seis unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC)  já é uma realidade em Manaus. Há pouco mais de um mês, uma parceria entre a empresa Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) e a Ouvidoria-Geral, órgãos do Governo do Estado, possibilita que o usuário acesse a rede mundial de computadores, utilizando tecnologia wireless (sem fio), com velocidade de dois megabits.

Siga a SECTAM no Twitter!

“Agora o cidadão que está no PAC e precisa fazer alguma solicitação de serviço público como acessar o site da Receita Federal, visualizar um boleto ou realizar algum tipo de pagamento, abre seu notebook, tablet ou smartphone e acessa o serviço que precisa sem gastos”, descreve o diretor-presidente da Prodam, Tiago Paiva.

O administrador de empresas, Isaías Fonseca de Lima, que hoje (03/01) utilizou a rede sem fio do PAC Compensa pela primeira vez, destaca que o acesso à informação é essencial em um mundo globalizado. “Ter acesso a uma rede sem fio em um ambiente como este é de suma importância porque você pode, por exemplo, consultar um documento que não trouxe impresso, dar continuidade ao serviço e sair satisfeito”, disse.

Isaías Lima incentiva que outros usuários também passem a utilizar a rede sem fio nos PACs quando precisarem. “Se seu aparelho tem um dispositivo que identifique redes sem fio, basta você procurar a rede Amazonas Digital, fazer o cadastro no sistema que aparece automaticamente e daí você tem acesso à internet no ambiente do PAC”, descreveu.

Com investimentos de R$76 mil em equipamentos e infraestrutura,  a banda larga já está disponível nos PACs Educandos, Porto/Centro, São José, Compensa, Alvorada e Cidade Nova. Até março, cada PAC também passará a contar com espaços especialmente planejados (quiosques) para receber os usuários de computadores portáteis (laptops e netbooks).

O director-presidente da Prodam destaca que a iniciativa faz parte do projeto Amazonas Digital, do Governo do Estado, desenvolvido pelo órgão, com a missão de promover a inclusão digital junto às populações sem acesso aos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Tiago Paiva adianta que a Prodam também já está realizando estudos de viabilidade técnica, que deverão resultar no acesso à internet sem fio, também em delegacias e em escolas da rede pública.

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM