Investimentos em telemedicina no Amazonas serão apresentados na SBPC
A distância entre os municípios amazonenses e a capital do Estado acaba, às vezes, dificultando o acesso a diagnósticos de doenças e aumentando os custos do sistema público de saúde. Nesse contexto, a telessaúde e a telemedicina são ferramentas fundamentais para assistência, educação e economia de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para solucionar esta questão, ao longo dos anos, o Governo do Estado vem investindo em telemedicina e telessaúde com foco na melhoria da assistência da população e na formação de novos profissionais.
Os resultados destes investimentos serão apresentados pelo reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, na mesa-redonda ‘A importância da telemedicina num País de dimensões continentais’.
O debate ocorrerá no dia 23 deste mês, em Rio Branco (AC), e contará com a participação do diretor do Serviço de Informática do Instituto do Coração (Incor), Marco Antônio Gutierrez, e do pesquisador da Universidade Central da Venezuela (UCV), Héctor Arrechedera.
A mesa-redonda faz parte da programação da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que tem como tema este ano ‘Ciência e tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras’. A reunião será realizada de 22 a 27 de julho em Rio Branco (AC), na Universidade Federal do Acre (Ufac).
PESQUISA
Entre os investimentos em telemedicina no Amazonas há ao menos dois projetos de pesquisa financiados por recursos do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Os mesmos são coordenados por Cleinaldo Costa por meio do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS) e de Apoio à Consolidação das Instituições Estaduais de Ensino e/ou Pesquisa (Pró-Estado).
Por meio do PPSUS, o projeto ‘Uso de Tecnologia de Informação na Atenção Primária através do sistema de Ambulatório Virtual Mobile: solução tecnológica para o fortalecimento do Sistema de Saúde no Estado do Amazonas’ trata sobre a ampliação das ações na atenção primária no interior do Estado. O estudo pretende utilizar a tecnologia da informação, por meio de um software para equipamentos móveis, simulando um ambulatório virtual para teleconsultorias.
Por sua vez, pelo Pró-Estado, o projeto de pesquisa ‘E-Paciente: uma proposta inovadora para a gestão do cuidado de pessoas na Amazônia’ aborda a prestação de serviços de informação para a orientação em saúde a pacientes atendidos pelo SUS e seus familiares.
SBPC 2014
Durante os cinco dias da 66ª Reunião Anual da SBPC, também estão previstas atividades voltadas para os estudantes do ensino básico (SBPC Jovem), uma mostra de ciência e tecnologia (ExpoT&C) e a apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura (SBPC Cultural).
Veja a programação da 66ª Reunião da SBPC
Neste ano, o diferencial da Reunião será a realização do ‘Dia da Família na Ciência’, no final de semana e debates a respeito da temática indígena, além da realização de rituais e apresentações musicais de povos indígenas do Brasil, Bolívia e Peru.
As principais associações científicas dos Estados Unidos, da China, da Europa e da Índia, além de pesquisadores renomados da América Latina, também estarão na reunião participando de debates sobre temas de impacto em política científica.
Fonte: Agência Fapeam por Camila Carvalho