Jogo desenvolvido em Manaus auxilia no combate à dengue

13/01/2012 – O combate ao mosquito transmissor da dengue- o Aedes aegypti -, passou a contar com um aliado moderno e divertido. Batizado de “Dengue Combate”, o aplicativo para smartphones desenvolvido em Manaus, pelo Instituto Nokia de Desenvolvimento e Tecnologia (INdT),em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), apresenta uma interface simples, mas que consegue passar dicas de como evitar a proliferação do Aedes.

“Quando houve a epidemia da doença no início deste ano em Manaus, tivemos a ideia de desenvolver algo para conscientizar as pessoas de uma maneira divertida sobre as forma de propagação do mosquito, e por extensão da doença”, explicam os desenvolvedores de softwares do INdT, que trabalharam no programa, André Pedralho, 29, e Jackson Feijó, 29.

No jogo a pessoa deve ir matando o mosquito, para evitar que ele se instale em locais como pneus e garrafas abandonados, e passe a se proliferar. Entretanto, a cada Aedes morto, novos vão surgindo, aumentando desta forma o grau de dificuldade do game, além de somar pontos.

Caso a pessoa seja “picada”, a tela do aparelho muda de tom, o que representa os sintomas da doença.

Ao longo da brincadeira, algumas dicas de prevenção contra a dengue são repassadas na tela ao jogador.

“O jogo é bem simples, para que não se torne algo cansativo e auxilie na conscientização de como se prevenir contra a doença”, observa Pedralho.

Ocupando um espaço de 3,06 MB nos smartphones, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente. 

Mapeamento

Além do aplicativo, outro programa desenvolvido pelo INdT, desde 2008 vem sendo utilizado, pela Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), por meio de um convênio com o instituto e a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTAM), para auxiliar no mapeamento de focos do mosquito transmissor da dengue em Manaus, o Nokia Data Gathering (NDG).

“Os agentes de saúde o utilizam em campo, para coletar dados e transmiti-los em tempo real para um servidor que armazena e analisa o material” explica Feijó.

Números da dengue

No primeiro semestre deste ano um total de 59.395 casos de dengue foram notificados em todo o Amazonas, de acordo com dados do Boletim da FVS. Ainda segundo o boletim, 18 pessoas foram a óbito em decorrência da doença. 

Boa parte das notificações – mais precisamente 51.831 registros – foram verificadas em Manaus. 

O restante ficou distribuído entre Tefé (1.635), Manacapuru (1.573) e Itacoatiara (1.095).

Fonte: A Crítica, por Síntia Maciel