Jovens empreendedores da Fucapi são premiados em evento mundial de Startups
Conectar pessoas que buscam companheiros de viagem com destinos e interesses em comum já é possível por meio de um site inovador chamado ‘Friends to go’. O projeto desenvolvido por alunos egressos da Faculdade Fucapi foi premiada em um evento mundial, o Startup Weekend, realizado pela primeira vez em Manaus este ano.
A empreendedora e designer Karine Marinho afirmou que ficou surpresa com o resultado da competição. “Tudo começou com uma simples ideia e chegamos a pensar que não fossemos vencer esta competição, esperava um quarto lugar. No entanto, para a nossa surpresa, acabamos conquistando o primeiro”, declarou a integrante do grupo.
Os sócios do ‘Friends to Go’ pretendem levar a ideia adiante como negócio e estão otimistas. “Como ainda estamos bem no começo, temos um longo caminho pela frente, o que irá exigir muito esforço e dedicação. Acredito que estes são requisitos que temos e que, junto com a paixão por viagens e pessoas, podem ser os ingredientes perfeitos pro negócio dar certo”, afirmou a acadêmica de relações públicas e membro do projeto vencedor, Jessica Vicentini, colaboradora da Uplink Conteúdo Digital, instalada na Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT).
Vicentini afirmou ainda que o desafio foi grande. “Levamos a ideia a sério, fomos para o evento e executamos no mesmo dia com a construção do site”, disse. O resultado pelo bom desempenho da equipe rendeu premiação com seis meses de aceleração e cursos de capacitação na escola de negócios, a Fabriq, aceleradora que irá impulsionar o projeto que está em fase de testes e desenvolvimento. O site já conta com aproximadamente 90 cadastros realizados por pessoas interessadas em encontrar parceiros de viagens.
SOBRE O EVENTO
O Startup Weekend trata-se de uma competição de startups, isto é, de empresas novas ou ainda em fase de constituição. Ao longo dos três dias de trabalho os participantes são encorajados a ter boas ideias, validá-las, construir modelos de negócios, desenvolver um protótipo e, por fim, realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.
O evento acontece em vários lugares do mundo, mas teve a sua primeira edição no início de abril deste ano, em Manaus. Esta primeira edição revelou empreendedores em potencial em atividades realizadas em um ambiente favorável à criação, tudo isso em um único fim de semana. “Ao todo foram 50 ideias apresentadas e o evento teve esse objetivo de despertar para os negócios, transformar potenciais empreendedores em reais empreendedores”, declarou o diretor da Associação Brasileira de Startups, Guilherme Junqueira.
Na competição, em segundo lugar ficou o projeto ISincere, aplicativo de comunicação de pais e educadores para acompanhamento de desempenho do aluno. Em terceiro foi o iSalão, um aplicativo para agendar horário em salão de beleza.
Fonte: Agência Fucapi, por Monique Alencar