Laboratório de Solos da Embrapa Amazônia Ocidental renova certificação de excelência
01/08/2012 – O Laboratório de Análise de Solos e Plantas (Lasp) da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus-AM) recebeu recentemente o Certificado de Excelência no Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF), que atesta a qualidade dos procedimentos e análises realizadas.
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página SectiAmazonas no Facebook!
O certificado é um atestado que os procedimentos do laboratório foram atendidos "com excelência aos critérios de qualidade de análise de solos, por ter efetuado com confiabilidade as determinações constantes no manual de métodos de análises de solos da Embrapa, durante 2011”. Com isso, o Lasp da Embrapa Amazônia Ocidental fica apto a usar o selo de qualidade PAQFL 2012, que tem validade até abril de 2013.
Para esse certificado, o Lasp tem submetido seus serviços à avaliação externa para controle de qualidade, em um programa específico de qualidade interlaboratorial e tem obtido bons resultados nos últimos anos. O Programa de Análise de Qualidade de Laboratório de Fertilidade (PAQLF), coordenado pelaEmbrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), é de âmbito nacional e dele participam mais de uma centena de laboratórios tanto da Embrapa quanto de outras instituições. Na avaliação, as equipes dos laboratórios recebem ao longo do ano várias amostras de teste, para realizarem como análise de rotina, sem o saberem. Os resultados são avaliados pelo Programa que verifica a proficiência do laboratório.
“Sabemos o quão difícil é atingir o nível de excelência do Programa, em função dos rígidos parâmetros de avaliação utilizados”, afirma o coordenador do PAQFL, Marcelo Saldanha, da Embrapa Solos. “Tal certificado é o coroamento do excelente trabalho executado pela equipe do laboratório durante o ano de 2011 e também o reconhecimento por parte da Embrapa do alto nível analítico alcançado durante o ultimo exercício interlaboratorial”, afirma o coordenador, na carta que encaminha o certificado.
Para a equipe do Lasp da Embrapa Amazônia Ocidental o certificado é uma conquista. “Sentimo-nos felizes em fazer parte de uma equipe muito responsável e comprometida com a qualidade dos serviços prestados pelo Laboratório de Solos e Plantas”, afirma o assistente Emanuel Alencar.
“A obtenção do selo de qualidade vem demonstrar a integração e o comprometimento da equipe com o trabalho realizado”, complementa a assistente e técnica química, Adriana Amorim.
O Lasp realiza serviços de análises de solos, em atendimento às pesquisas da Unidade e, no Amazonas, é o único que presta esse serviço para o público externo, principalmente para produtores, estudantes em pesquisa de graduação ou pós-graduação e para outras instituições.
As análises de solo são necessárias para identificar a disponibilidade de macro e micro nutrientes no solo. É utilizada, principalmente, por quem pretende implantar lavouras agrícolas, pastagens ou plantios florestais, ou para fins de pesquisa sobre solos. Com base nos resultados da análise, é possível planejar como corrigir as deficiências e repor os nutrientes no solo nas quantidades adequadas para o cultivo sobre o qual se tem interesse e assim evitar desperdícios de insumos e problemas que possam comprometer a viabilidade do plantio ou acarretar desequilíbrio ambiental.
A supervisora do Lasp da Embrapa Amazônia Ocidental, analista Maria da Conceição Campelo, informa que o laboratório recebe em média quatro mil a cinco mil amostras de solo por ano. As análises de solos realizadas pelo Lasp da Embrapa Amazônia Ocidental são as seguintes: Ph em água, Carbono orgânico; Cálcio trocável; Magnésio; Acidez trocável; Soma das Bases; Acidez potencial; Capacidade Efetiva de troca de cátions; Capacidade de troca de cátions a pH 7; Saturação por Alumínio; Saturação por bases; Fósforo disponível; Potássio disponível; Zinco disponível; Ferro disponível; Manganês disponível; Cobre Disponível; Nitrogênio Total .
Mais informações podem ser obtidas no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) pelos telefones (92) 3303-7836 e 3303-7822 ou pelo email sac@cpaa.embrapa.br
Fonte: Embrapa