Lançamento da 9ª Semana Nacional de C&T do Amazonas é destaque em reunião da coordenação nacional do evento

30/07/12 – São Luís (MA) – As ações de popularização da Ciência promovidas pelo Governo do Amazonas foram destaques na reunião de trabalho sobre a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), na Arena de Debates da Expo T&C, durante a 64a reunião anual da Sociedade Brasileira para  o Progresso da Ciência (SBPC), em São Luís.

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) apresentou o convite para o lançamento da 9a SNCT no Amazonas. O evento será realizado no dia 3 de agosto, às 16h30, no auditório da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Outro destaque amazonense foi a mascote da SNCT, eleito por meio de um concurso realizado entre os estudantes de escolas públicas. “Este ano, vamos lançar o concurso para dar um nome à mascote. O ministério gostou da ideia e estuda a criação de uma mascote para o evento em nível nacional ou para estimular cada estado a criar a sua”, disse o chefe do Departamento de Apoio à Popularização da Ciência da SECTI-AM, Edmilson Bibiani.

Bibiani lembra que o estado é o único do País que realiza atividades referentes à SNCT em todos os municípios, interiorizando as ações, já que a finalidade principal da Semana é mobilizar a população, em especial, crianças e jovens em torno de temas e atividades de CT&I. “O Amazonas consegue mobilizar as pessoas e instituições para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e alcançar todos os seus municípios, o que é um desafio para todos os estados do País. Esperamos e estamos trabalhando para alcançar esse objetivo”, disse a coordenadora da SNCT do estado do Rio de Janeiro, Fátima Brito.

O Amazonas é um dos estados que regionaliza a temática e a marca do evento, buscando aproximar a atividade das características e anseios locais. Este ano, a SNCT acontece de 15 a 21 de outubro com o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA/SECTI-AM, por Anália Barbosa