LBA organiza livro sobre diversidade de pesquisa na Amazônia
A primeira edição foi impressa em inglês, mas já existe interesse por parte do Inpa para lançar uma tradução em português.
O Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), um projeto de cooperação científica internacional, gerenciado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) reuniu, recentemente, no livro “Amazônia and Global Change” os mais importantes resultados científicos sobre o funcionamento de sistemas naturais e antrópicos na Região Amazônica e no Cerrado.
O livro foi organizado por Pedro Silva Dias do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) no Rio de Janeiro e por Michael Keller, Mercedes Bustamante e John Gash.
A primeira edição está em inglês, mas já existe interesse de tradução para o português e publicação por parte da editora do Inpa, órgão ao qual está vinculado o LBA. A edição em inglês possibilita, segundo os organizadores, maior inserção na comunidade internacional. Porém, é preciso também que o livro alcance popularidade nacionalmente.
Segundo um dos editores da obra, Pedro Dias, a seleção dos trabalhos foi rigorosa, levando em consideração que a intenção da obra era fazer com que os capítulos pudessem refletir a multidisciplinaridade dos trabalhos de diferentes grupos de pesquisa, sem a pretensão de cobrir todos os temas. "Reunimos um conjunto abrangente de pesquisas do LBA, mas sem a pretensão de cobrir todos os temas”, disse.
Sobre o livro
A publicação é considerada uma das mais completas sobre pesquisas na Amazônia, compõe 34 artigos divididos em cinco seções assinados por autores brasileiros e estrangeiros que desenvolvem pesquisas no âmbito do LBA.