Lei que regulamenta certificação social é tema de palestra em Manaus

13/01/2012 – Com o objetivo de divulgar as legislações que orientam a forma de elaborar os procedimentos que obrigam governos, empresas e terceiro setor no Brasil a estruturar suas ações e elaborar o Balanço Social e Ambiental, foi realizada, na manhã de hoje (13/01), no auditório do Ifam-Centro, uma palestra com o professor Takashi Yamauchi. Distribuir cestas básicas, agasalhos, medir pressão arterial no parque, plantar árvores, nada disso é responsabilidade socioambiental, destaca o professor, que é membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e da comissão internacional da ISO International Organization for Standardization.

Durante o evento, realizado pelo Sistema de Avaliação Social e Ambiental da Amazônia (SIMASA), também foram debatidos pontos da Lei Municipal n° 281/2011, sobre Responsabilidade Social e Ambiental, aprovada pelo Município. Ainda foi abordada a Resolução 1003 do Conselho Federal de Contabilidade, que estabeleceu que, a partir de janeiro de 2006, todos os portadores de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) devam estruturar suas ações e elaborar o Balanço Social Ambiental.

Siga a SECTAM no Twitter!

"As empresas precisam investir em desenvolvimento sustentável no local onde atuam, inclusive os bancos têm que investir 2% do que movimentam em cada cidade. O que falta são entidades (lar de idosos, creches, centros terapêuticos, escolas públicas, culturais e ambientais) que conheçam as leis, elaborem projetos e reivindiquem das empresas os recursos necessários", afirma Takashi.

Segundo Takashi Yamauchi, muitas pessoas na administração das empresas confundem a benemerência, assistencialismo ou caridade com responsabilidade social. Com isso, muitos conceitos que as organizações têm hoje sobre o assunto são equivocados e certamente trarão problemas em curto prazo. Ele explica que a partir de 2012 empresas que não cumprirem essas normas poderão enfrentar dificuldades no mercado e ficar impedidas, por exemplo, de exportar.

Um dos organizadores do evento, Alexandre Victor (pesquisador bolsista da Fapeam e membro do Grupo de Estudos do Terceiro Setor) informa que este é o primeiro de uma série de outras palestras que ocorrerão em Manaus, totalizando 80h.

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, por Luciete Pedrosa