Leite faz mal para gatos?

O gato pode ser alimentado com leite de vaca até os 45 dias de vida. Depois disso, a lactase, enzima que digere a lactose do leite, se torna inativa. Em adultos, o leite pode desencadear diarreia e vômito, e, por ser rico em cálcio, contribuir para a formação de pedra no rim.

Já o iogurte não ameaça a saúde do bichano. Ao contrário, suas bactérias probióticas são benéficas ao intestino do animal. Mas o iogurte deve ser dado ao gato apenas como um agrado, e não fazer parte da dieta habitual dele.

Muitos donos de gatos agradam seus pets com pedaços de comida humana. Mas esses petiscos podem fazer mal ao bichano.

Alguns alimentos inofensivos ao homem são tóxicos aos felinos. Anemia, lesões intestinais e doenças renais são algumas das complicações causadas por comidas como cebola, leite e osso.

A ração, seca ou molhada, é a melhor opção à alimentação do gato. Comidas ingeridas por humanos dificilmente oferecem todos os aminoácidos que o gato precisa, como a taurina, essencial à saúde cardíaca do bicho.

O gato é carnívoro e precisa basicamente de proteína em sua dieta, diz o veterinário Wagner Luis Ferreira, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Fonte: Veja