‘Livro Azul’ será lançado nesta quarta-feira

O "Livro Azul" da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) será lançado durante solenidade de encerramento da gestão do ministro Sergio Rezende, às 15h30 desta quarta-feira, dia 22/12.

A expectativa é de que a publicação, que reúne a síntese dos grandes temas discutidos nas sessões da 4ª CNCTI, ocorrida em maio deste ano, tenha um forte impacto no estabelecimento de políticas públicas para CT&I na próxima década.

De acordo com Luiz Davidovich, secretário geral da 4ª CNCTI, o livro passou por vários processos até chegar à versão final. Primeiramente, os relatores das diferentes sessões elaboraram uma matriz que foi repassada a uma comissão de redação criada exclusivamente para montar o livro.

Esboços foram submetidos ao Conselho Consultivo e à Comissão Organizadora da 4ª CNCTI. Em seguida, as recomendações dessas duas instâncias contribuíram para que uma nova versão fosse construída.

Consulta pública

A última etapa da elaboração do livro foi uma consulta pública via internet direcionada a toda sociedade. Houve mais de 350 contribuições nos diversos capítulos da publicação. "Ao mesmo tempo, o documento foi disponibilizado nas bancas, em um encarte no jornal Folha Dirigida", diz Davidovich.

Juntamente com o "Livro Azul", disponibilizou-se para consulta pública ainda o documento com a consolidação das recomendações extraídas da 4ª CNCTI, das Conferências Estaduais e do Fórum Municipal de CT&I. Após o lançamento, o "Livro Azul" será amplamente distribuído e também se encontrará para download na página do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e no portal da 4ª CNCTI na internet.

(Assessoria de Comunicação do CGEE)