Livro lista uso médico e científico de flora amazônica
22/12/2011 – A Organização das Nações Unidas produziu um estudo que lista detalhes científicos de espécies da flora amazônica. São plantas que podem ser colhidas para propósitos médicos ou econômicos. Segundo os autores do levantamento, seu objetivo é construir uma ligação entre cientistas e nativos do bioma. A publicação coincide com o final do Ano Internacional das Florestas.
Estima-se que 80% da população de países em desenvolvimento dependem de produtos florestais, como frutas e outros alimentos, além de medicamentos. O cálculo exclui o uso da madeira.
O livro, de 353 páginas, chama-se "Fruit Trees and Useful Plants in Amazonian Life" (em tradução livre, "Árvores frutíferas e plantas úteis na vida amazônica") e foi produzido junto à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), ao Centro Internacional de Pesquisa Florestal (Cifor) e ao People and Plants International (PPI).
"A obra fornece amplas informações relacionadas a frutas e plantas, e é um exemplo perfeito de como podemos tornar nosso conhecimento acessível a pessoas pobres", ressalta Eduardo Rojas-Briales, diretor-geral assistente da FAO. "Além disso, aumentamos os benefícios de produtos e serviços florestais, melhorando as condições de vida desses povos."
A produção do livro contou com a colaboração de 90 pesquisadores brasileiros e de outros países, que apresentaram seus resultados a vilas rurais em diversos formatos, como receitas, músicas e ilustrações.
Fonte: Jornal da Ciência com informações de O Globo