Livro sobre camelôs do Centro de Manaus será lançado em março

O pesquisador e mestre em sociologia Márcio André Araújo vai lançar, no dia 9 de março, o livro “Entre árvores e redes – O Camelô em Manaus”. A obra aborda o mercado de trabalho e a informalidade dos camelôs a partir dos anos 1990. O lançamento será na Livraria Valer,  localizada na Rua Ramos Ferreira, Centro, a partir das 10h.

De acordo com o escritor, o livro é um estudo sobre as características e as dimensões das redes de relações sociais que tecem a organização do trabalho dos camelôs no entorno da Praça da Matriz com os demais grupos que exercem outras ocupações no local. A pesquisa investigou dois grupos distintos e representativos que atuam na Praça da Matriz: o dos permissionários representados pelos camelôs e o grupo da contraposição, representado pelos agentes da Prefeitura que atuam na fiscalização do trabalho dos camelôs.

Para Araújo, o estudo é inédito, tanto pela metodologia quanto pelo recorte escolhido. “O estudo contribui para discutir um tema espinhoso e popular. Isso requer uma imersão na história social da própria cidade, ou seja, a importância está no que diz respeito ao preenchimento de lacunas sobre esta literatura específica e local na capital amazonense”, disse.

O resultado da pesquisa já foi apresentado em eventos científicos regionais, nacionais e internacionais, como Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), SBS-Norte, Ceru-Portugal, Alas, entre outros.

Márcio André Araújo é pesquisador amazonense graduado em Filosofia e mestre em Sociologia. Foi professor dos ensinos Fundamental e Médio até 2002. Atualmente, exerce a docência no ensino superior, tanto em instituições públicas quanto em particulares. É pesquisador cadastrado na  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e participante de grupos de pesquisas credenciadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: G1 Amazonas