Mais de 10 estudantes representam a Amazônia nos EUA

09/01/2012 – Quarenta e cinco alunos da rede pública dos 26 estados e do Distrito Federal brasileiro embarcaram, na sexta-feira (6/1), rumo a Washington. Entre eles, 11 estudantes foram escolhidos para representar a Amazônia no Programa Jovem Embaixadores, que esse ano, completa dez anos. Os jovens passarão três semanas trocando experiências, aprendendo sobre o país, praticando inglês e ainda terão a importante missão de representar o Brasil.

Siga a SECTAM no Twitter!

 De 7 a 28 de janeiro, os Jovens Embaixadores passarão uma semana na capital americana, Washington DC. Por lá, eles devem participar de reuniões com autoridades, visitando monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas duas semanas seguintes, o grupo será dividido e cada subgrupo irá para um estado norte-americano (Carolina do Norte, Washington, Montana, Oklahoma e Ohio) para conviver com uma família local que os hospedará voluntariamente. Eles também devem frequentar aulas em uma escola de ensino médio (“high-school”).

Além de conhecerem o dia-a-dia do jovem estudante americano, os Jovens Embaixadores terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento do seu projeto de voluntariado.

Embaixadores da Amazônia

Com 16 anos, o amazonense Jean Carlos Barbosa de Paiva foi selecionado para o Programa Jovem Embaixadores. Aluno do Colégio Brasileiro Pedro Silvestre, ele obteve destaque pelo trabalho voluntário desenvolvido nos asilos de Manaus, por meio do projeto “Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo”, desenvolvido desde 2005 por seu colégio.

Jean Carlos confessou que ficou surpreso com o resultado. “A concorrência era grande, tivemos que passar por uma seletiva com provas orais e escritas de inglês, mas no final o diferencial é mesmo o trabalho que você desenvolve para ajudar a comunidade”, disse o jovem citando que ficou honrado em representar o Amazonas.

O intercâmbio de três semanas é a realização de um sonho para o estudante amazonense. Jean Carlos afirmou que aproveitará para melhorar seu nível de Inglês e para promover a cultura amazônica. “Vou mostrar o Amazonas sob uma ótica diferente, longe dos estereótipos que dominam a região”, disse o jovem que pretende cursar a faculdade de Engenharia Mecânica no futuro. Para Jean, que tem o sonho de ajudar a mudar a vida das pessoas, esse é um grande passo.

Sobre o Programa Jovens Embaixadores

O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002 e hoje é replicado em 25 países. Durante os 10 anos do programa, 249 estudantes da rede pública já participaram do programa. Os parceiros da Embaixada dos Estados Unidos nesta iniciativa são: FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, Carlson Wagonlit Travel, United Airlines, Nike, IBM, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Centros Binacionais.

Fonte: Portal Amazônia