Mamirauá inicia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Tefé

20/10/11 – Começou, esta semana, em Tefé/AM, a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida simultaneamente por mais de 600 instituições do País, sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo da semana é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.

Siga a SECTAM no Twitter!

Em Tefé, na sede do Instituto Mamirauá, estudantes do ensino fundamental, médio e superior acompanharam o início das atividades. Segundo Josivaldo Modesto, coordenador do evento, a expectativa é receber cerca de 600 pessoas até a sexta-feira (21/10).

Entre as atividades, estão exposições de materiais biológicos, maquete de manejo florestal e tecnologias sustentáveis. Para o professor de geografia, Manuel Medina Oliveira, da Escola Municipal Nazaré Litaiff, os alunos podem conhecer as pesquisas desenvolvidas pelo Instituto Mamirauá passando a pensar sobre como esse conhecimento científico pode auxiliá-los nas suas atividades escolares.

A pesquisadora em Ecologia Florestal, Auristela Conserva, que apresentou a palestra “Como a dinâmica de cheias e vazantes interfere no ciclo da vida e na colonização das plantas”. Conserva falou também sobre as consequências do aquecimento global para as plantas: “Até bem pouco tempo havia eventos extremos, como grandes secas ou grandes cheias, a cada cem anos. Agora, esse intervalo de tempo está cada vez menor. É bem provável que as espécies não estejam se adaptando a tantas mudanças”.

O instituto lançou as cartilhas “Peixes da Amazônia” e “Manejo Florestal Comunitário na Várzea da RDS Mamirauá”, este último também com um vídeo.

Fonte: Instituto Mamirauá, por Eunice Venturi