Manaus sedia congresso brasileiro de Ciências da Comunicação
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) será ponto de encontro de mais de dois mil estudantes e profissionais da área de comunicação durante o 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). O evento acontece de 4 a 7 de Setembro e, além de receber pesquisadores e professores de todo o Brasil, tem em sua programação uma série de palestras, oficinas e atrações culturais. A abertura do Intercom acontece nesta quarta-feira (04) no Teatro Amazonas e vai contar com apresentação de Arlindo Jr, show pirotécnico e acolhida dos congressistas no Largo São Sebastião.
Coordenador geral do Intercom deste ano e docente do curso de Comunicação da Ufam, Allan Rodrigues adiantou que o congresso não será apenas uma experiência científica, mas também cultural. “Além da abertura no Teatro Amazonas, todos os eventos de auditório e hall, dentro da Ufam, terão atrações culturais. Temos um palco que vai funcionar o dia todo e vai receber atrações como grupo de danças, bandas, dueto de piano e violino, quarteto de cordas, orquestra de câmera e grupo de flautas. Pensamos em uma programação que contempla do erudito ao popular que, com certeza, será um dos diferenciais do congresso deste ano”, explicou o coordenador. Outros artistas confirmados na programação incluem: Nicolas Jr, Israel Paulain e o grupo Imbaúba.
O Intercom 2013 deve reunir cerca de 2100 pessoas nas proximidades do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL) da universidade. Esse número inclui 1800 pagantes, 200 voluntários na organização e 100 palestrantes e coordenadores nacionais. Outros destaques da organização de 2013 incluem a criação de uma música-tema para o Intercom Manaus e um clipe oficial, ambos usados no trabalho de mobilização para o evento. Ao falar da importância do congresso para a região, Rodrigues destacou os desafios da produção científica em comunicação no Amazonas. “Em 2010, quando decidimos nos candidatar para ser sede do encontro, a região Norte era a última colocada em produção científica e experimental nos congressos da Intercom, perdendo até para o Centro-Oeste, que tem menos cursos na área que nós. A nossa principal motivação era mudar esse quadro. Nos queríamos que o Intercom fosse um vetor de motivação para alunos e professores”.
O professor explicou que, normalmente, uma única instituição é responsável pela organização do congresso, mas que, para 2013, a proposta era integrar os cursos de comunicação do estado. “Cada coordenador de curso de Comunicação do Amazonas era membro da comissão organizadora desde o início. Depois de um tempo, conseguimos o apoio de pessoas no Acre e Pará, que hoje estão conosco. Tornou-se a candidatura de uma região, e não apenas de uma instituição”. Dessa mobilização surgiu a candidatura da Faculdade Martha Falcão ao Intercom Norte, sede do encontro regional que aconteceu em maio.
Apesar de o congresso não ter começado, já é possível identificar alguns legados que ele vai deixar para a Ufam. Nos últimos três anos, durante a mobilização para o Intercom em Manaus, o número de papers apresentados na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) dobrou e mais alunos entraram em programas de Iniciação Científica. Só em 2013 foram 48 prêmios, dos quais 18 são da Ufam. “O Amazonas é, este ano, o segundo estado que mais vai apresentar trabalhos. Saímos da incômoda última posição. Já havia uma produção científica na região, mas não era mostrada. Com a vinda do Intercom para Manaus, esse trabalho é intensificado e incentivado entre os acadêmicos”, explicou Rodrigues. Além do legado em produção científica para a região, uma série de melhorias foi realizada no campus da Ufam para receber o congresso. Ar condicionados foram trocados, paredes foram pintadas e banheiros e auditórios passaram por reformas. Praticamente todo o setor norte da universidade foi reformado.
Além dos cuidados com infraestrutura e incentivos à inscrição de trabalhos científicos, Rodrigues comentou que o pré-congresso é um dos diferenciais para visitantes de outros estados. “Em outros eventos em que os professores estiveram, sentimos falta de um contato próximo entre a comissão organizadora e os congressistas. Por isso, desde que decidimos sediar o Intercom, visitamos outros congressos e observamos o que funcionava e o que não funcionava. Fizemos anotações e tiramos lições das experiências”, concluiu.
O 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) terá sua abertura nesta quarta-feira (04), no Teatro Amazonas, a partir das 18h30. Outros eventos, como oficinas e palestras dos grupos de pesquisa, acontecem no Setor Norte da Ufam. Toda a programação do congresso está aberta ao público.
Serviço
O que: 36º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação
Quando: 4 a 7 de Setembro
Onde: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Setor Norte
Horário: 8h30
Fonte: Ascom Intercom 2013