Manaus sedia Congresso Internacional de Geografia Física
04/05/12 – Com o tema central “A Universalização do conhecimento geográfico e os desafios do mundo contemporâneo”, será realizado em Manaus, de 11 a 16 de junho, o VII Seminário Latino Americano de Geografia Física e o III Seminário Ibero Americano de Geografia Física, eventos organizados pela Universidade Federal do
Amazonas (Ufam).
Ambos contam com o apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e terão a participação de cientistas pesquisadores de diversas universidades brasileiras, de universidades de Portugal, Espanha, México, Cuba, Venezuela, Chile e Argentina. Os dois eventos terão como eixos temáticos assuntos relevantes na geografia física internacional atualmente, os quais são os seguintes: Epistemologia da Geografia Física; Riscos, Sociedade e Fenômenos da Natureza; Geomorfologia e Cotidiano; Climatologia: Ciência e Política; Geografia Física e Geotecnologias; Geografia Física e Educação Ambiental: Desafios Contemporâneos e Geoecologia das Paisagens, Bacias Hidrográficas, Planejamento Ambiental e Territorial.
Durante os encontros, serão apresentados 384 trabalhos científicos, de
pesquisadores (professores, estudantes de graduação e pós-graduação) de todo Brasil. As apresentações vão acontecer, em sessões técnicas, durante os cinco dias do seminário, além de vários trabalhos que serão mostrados em painéis, expostos em áreas de convivência da Ufam, próximas dos auditórios onde acontecerão os grandes debates.
Os eventos anteriores foram realizados em Cuba, Venezuela, Brasil (esta é a terceira vez no País) e o último aconteceu na Universidade de Coimbra, em Portugal. O próximo congresso da série deverá ocorrer em Barcelona, na Espanha.
O professor do Departamento de Geografia da Ufam, Evandro Aguiar, que está na coordenação do evento, disse que está otimista com relação à participação de pesquisadores locais e professores dos mais diferentes níveis. Ele lembra que as pessoas interessadas podem fazer as suas inscrições no departamento de Geografia/ICHL, da Ufam, até o dia de abertura. Para evitar problemas, no entanto, ele recomenda que esse processo seja feito com antecedência. O professor lembra que a geografia mudou muito nos últimos anos e tem um novo sentido no mundo atual.
“A Geografia atual tem uma nova formatação no mundo. Não é mais aquela coisa estática de tempos atrás quando o estudo da área era mecânico e sem muita interação com a população. A geografia atual é moderna, dinâmica e tem muito a participar do desenvolvimento mundial. Este encontro em Manaus será uma grande oportunidade desta comprovação”, comentou.
Nova Geografia
O professor Eduardo Freitas, do grupo de estudo Brasil Escola, considera que o pai da Geografia Moderna é o alemão Alexander Von Humboldt, que nasceu em uma família burguesa no ano de 1769 e faleceu em 1859.
Em sua trajetória estudou nas universidades de Frankfurt e Göttingen, nas quais frequentou o curso de História, Filosofia e Ciências Naturais, além de ter adquirido domínio de outras línguas, anatomia e Geologia.
Humboldt buscava, segundo o professor Eduardo Freitas, sempre o conhecimento e com 20 anos de idade realizou sua primeira expedição científica na Alemanha, Países Baixos e Inglaterra.
Uma das principais expedições ocorreu em 1799, quando visitou os Estados Unidos, México, Peru, Equador, Colômbia, Cuba e Venezuela. O percurso por todos esses países durou seis anos. Durante esse período, catalogou pelo menos 60 mil espécies vegetais. Incluindo ainda registros sistemáticos sobre clima, relevo e hidrografia existentes no interior do continente americano.
Fonte: Ufam