Manaus sedia oficina de trabalho para elaboração do PCTI/Amazônia nesta sexta-feira
CIÊNCIAemPAUTA, por Anália Barbosa
Nesta sexta-feira (5), Manaus sediará a Oficina de Trabalho para elaboração de propostas do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Amazônia (PCTI/Amazônia). O Amazonas é o penúltimo, dos 9 estados que compõem a Amazônia Legal, a receber a 1ª rodada das oficinas. A próxima reunião acontecerá em Palmas-TO.
O evento será realizado no auditório da Fiocruz/Amazônia , localizado na Rua Terezina, 476, Adrianópolis, das 8h às 17h30. A atividade será conduzida pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenada localmente pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM).
De acordo com o secretário executivo adjunto da SECTI-AM, Eduardo Taveira, a oficina vai reunir representantes das instituições de ensino, pesquisa e inovação do Amazonas, tanto públicas quanto privadas, para que eles possam contribuir sobre temas que compõem os principais eixos propostos no Plano: infraestrutura, produção regional, formação, fixação e atração de pessoas à base técnico-científica regional, novo modelo de governança e ampliação dos polos de inovação regional.
“O grande diferencial da elaboração do PCTI/Amazônia é que ele está sendo construído coletivamente com a participação dos estados e instituições da Amazônia em prol do desenvolvimento do Norte. O CGEE tem o papel de facilitar essas discussões, que estão acontecendo de forma democrática. Esperamos que as discussões realizadas no Amazonas possam gerar propostas representativas para o desenvolvimento do Estado”, disse.
A OFICINA
O evento no Amazonas contará com a presença de uma equipe do CGEE, que apresentará o PCTI/Amazônia aos participantes para nivelar os conhecimentos sobre a proposta do plano e prestar esclarecimentos.
Como metodologia de trabalho, serão formados três grupos temáticos para discutir proposições para o plano. Ao final, os grupos vão apresentar suas propostas, que serão consolidadas como contribuição do estado do Amazonas.
POSSIBILIDADE DE O PLANO SER APRESENTADO NA SBPC
Após a consulta em todos os estados, estimada para acontecer até o inicio do mês de julho, o Ministro de CT&I, Marco Antonio Raupp, sugeriu a apresentação da versão completa do PCTI/Amazônia na Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no final de julho, em Recife-PE.
CONHEÇA MAIS SOBRE O PLANO DE CT&I PARA A AMAZÔNIA
Desde o final de outubro de 2012, os secretários de CT&I e presidentes de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa da Região Norte, em conjunto com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), estão empenhados na elaboração do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para a Amazônia (PCTI/Amazônia). Ele vai contemplar ações de curto, médio e longo prazo, para os próximos 20 anos na área de CT&I.
O MCTI delegou ao Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) a missão de coordenar tecnicamente o plano e intermediar os diálogos com os atores estaduais.
Está em negociação a possibilidade de investimentos por parte do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Banco da Amazônia (BASA) e Superintendência Nacional da Amazônia (SUDAM).
Serviço
O que é: Oficina de Trabalho para elaboração de propostas do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Amazônia (PCTI/Amazônia).
Data: 5 de abril (sexta-feira)
Local: Auditório da Fiocruz Amazônia, localizado na rua Terezina, 476- Adrianópolis
Horário: 8h00 às 17h30
CIÊNCIAemPAUTA, por Anália Barbosa