Manaus sediará reunião para elaboração do Plano de Ação em CT&I para a Amazônia
CIÊNCIAemPAUTA, por Aderson Silva
Nos dias 4 e 5 de abril, Manaus sediará a reunião da Oficina de elaboração do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento da Amazônia (PCTI/Amazônia). O Amazonas é um dos 9 estados que compõem a Amazônia que estão recebendo a primeira rodada das oficinas.
O encontro, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e conduzido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), consiste em ouvir a opinião de especialistas das instituições de CT&I sobre temas que compõem os principais eixos propostos no Plano: infraestrutura, produção regional, formação, fixação e atração de pessoas à base técnico-científica regional, novo modelo de governança e ampliação dos polos de inovação regional.
No inicio de fevereiro, durante a reunião Regional Norte do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em São Luís-MA, o CGEE definiu junto aos representantes das instituições de C,T&I da região Norte, um cronograma de visitas aos estados que compõem a Amazônia para definirem as ações de curto, médio e longo prazo, para os próximos 20 anos na área de CT&I.
![A reunião do Consecti e Confap ocorreu no dia 1º de fevereiro, em São Luís, e definiu a próxima etapa do PCTI. Foto: CIÊNCIAemPAUTA, Carlos Fábio Guimarães](http://temporario.seplancti.am.gov.br/wp-content/uploads/2013/02/consecti-310x2202-300x212.jpg)
A reunião do Consecti e Confap ocorreu no dia 1º de fevereiro, em São Luís, e definiu a próxima etapa do PCTI. Foto: CIÊNCIAemPAUTA, Carlos Fábio Guimarães
De acordo com o secretário da SECTI-AM, Odenildo Sena, a participação dos estados na construção coletiva do PCTI/Amazônia é o grande diferencial da proposta, pois possibilita uma continuidade das ações em prol do desenvolvimento do Norte. “Diferente de outros planos, que chegam prontos para ser executado, o PCTI/Amazônia será montado por nós, ou seja, pelos estados componentes da Amazônia. Isso é algo inédito”, disse.
Após a consulta em todos os estados, estimado para acontecer até o mês de julho, a entrega da versão final do PCTI/Amazônia pelo CGEE está previsto para outubro.
Leia mais…
>> PCTI/Amazônia: ações para desenvolver a região em curto, médio e longo prazo
>> Reunião Consecti e Confap busca investimentos para o Plano de Ação na Amazônia
CIÊNCIAemPAUTA, por Aderson Silva