Mapa Tátil desenvolvido pela Ufam é apresentado na 66ª Reunião Anual da SBPC

A proposta é educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar, com ajuda de parceiros como a Fapeam. Foto: Ufam

A professora da Faculdade de Educação (Faced), Cláudia Guerra Monteiro, foi convidada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) para participar da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência (SBPC) que será realizada no período de 22 a 27 de julho na Universidade Federal do Acre, em Rio Branco, com o tema “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia Sem Fronteiras”. A pesquisadora apresentará  o Pé-Yara,  Mapa Tátil do Amazonas e fará palestra sobre o processo de criação e construção do proejto desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa, Educação e Novas Tecnologias (Psicotec).

O Psicotec trabalha entre diversas frentes da Educação Assistiva, buscando criar materiais inovadores que possam suprir necessidades de materiais didáticos e paradidáticos na escola, e que, efetivamente, possam contribuir com os professores no dia-a-dia na sala de aulas, pois são estes que farão com que os alunos utilizem os produtos escolares. Atualmente, o grupo está  trabalhando em um novo produto direcionado a pessoas com deficiência auditiva. O objetivo é submeter o novo produto ao Edital Programa Viver Melhor/Pró-Assistir 2015, que financia projetos desenvolvidos em quatro linhas temáticas nas áreas de deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência física e deficiências múltiplas.

A proposta é educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar, com ajuda de parceiros como a Fapeam, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) e Education Bussiness Solutions (empresa incubada no Centro de Desenvolvimento Empresarial e tecnológico da Ufam).

A professora Claudia Guerra, coordenadora do Psicotec, explica que a opção por este tipo de educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. “Pelo contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diversidade”. É a partir dessa visão que a parceria objetiva preservar a diversidade apresentada na escola e encontrada na realidade social e desenvolver oportunidades para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do estudante.

A professora Cláudia comenta a expectativa em apresentar o mapa tátil e representar a Universidade na reunião: “Fico feliz pelo reconhecimento de uma parceira como a Fapeam que estimula o desenvolvimento cientifico e tecnológico do Estado. Mas sinto-me também orgulhosa de estar representando um grupo de professores/pesquisadores e parceiros inovadores. Aqui me refiro ao Grupo do Psicotec/Faced/Ufam e os parceiros EBS e Senai, que juntos, souberam valorizar a pesquisa da educação inclusiva a partir de suas próprias experiências acadêmicas, educacionais, sociais e tecnológicas”.

Fonte: Ufam