ATLAS DOS CIENTISTAS
É considerada a mais importante taxonomista da Amazônia
1937 - 2005Marlene Freitas da Silva, amazonense, Farmacêutica e Bioquímica, Doutora em Ciências Biológicas, foi a mais importante taxonomista da Amazônia.
Era especialista na família Leguminosae. Pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) desde 1956, foi fundadora do Departamento de Botânica, Curadora do Herbário e Coordenadora Geral do Projeto Flora Amazônica, um estudo amplo sobre botânica na Amazônia, realizado por um convênio entre INPA, Museu Goeldi e Jardim Botânico de Nova Iorque.
Professora titular e pesquisadora do Instituto de Tecnologia da Amazônia(Utam), atual Escola Superior de Tecnologia da Universidade Estadual do Amazonas (EST-UEA), Marlene Freitas dirigia também o Mestrado em Biologia de Recursos Naturais. Teve influência determinante na produção de novos conhecimentos científicos e na formação de recursos humanos, orientando estudantes de graduação e pós-graduação em doze dissertações de Mestrado e quatro teses de Doutorado.
O resultado de quase 50 anos de pesquisas está expresso em 13 livros sobre botânica, 72 artigos científicos publicados em autoria e coautoria e participação em 60 bancas examinadoras de pós-graduação.
Em justa homenagem, vários Botânicos deram o nome de Marlene a novas espécies botânicas.
Fonte: SECTI-AM, Atlas dos cientistas do estado do Amazonas