MCT priorizará ações voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico no Acre
O MCT irá priorizar ações voltadas ao desenvolvimento científico e tecnológico, principalmente na área de industrialização, no Estado do Acre. O anúncio foi feito pelo ministro Aloizio Mercadante, que esteve na Universidade Federal do Acre (Ufac), no último dia 19.
Entre 2000 e 2010, o MCT investiu R$ 37,5 milhões no Estado, com um crescimento verificado de 205% nas parcerias para bolsas de estudos. “Os jovens acreanos poderão estudar em outros países, com bolsas que o governo federal está garantindo”, disse Mercadante ao lembrar que a presidente Dilma Rousseff está articulando cerca de 75 mil bolsas de estudos no exterior.
Mercadante também falou sobre a Zona de Processamento de Exportação. “Essa ZPE que está instalada no Acre é uma possibilidade imensa de crescimento e tem que haver tecnologia para o desenvolvimento da indústria”, ressaltou.
Na ocasião, o ministro entregou netbooks para alunos, como parte de um programa que consiste na cessão temporária desses equipamentos aos estudantes e professores do terceiro ano nos 22 municípios do Acre. Cada máquina tem mais de 2,5 mil obras, incluindo as leituras obrigatórias para o vestibular, e cerca de 80 programas educacionais, além de vídeos da TV Educativa.
“O Acre é um dos Estados que cresce com mais velocidade na qualidade de ensino. Há dez anos estava em 27º lugar no ranking nacional e hoje ocupa a sétima posição. Esses computadores são uma janela para o mundo. Os alunos não dependem mais apenas do professor ou do livro didático. Temos lutado muito para que isso ocorra com todos os alunos do Brasil”, disse o ministro.
Gestão C&T com informações do MCT