MCTI novamente nas mãos de um cientista

19/01/2012 – Após alguns dias de especulações quanto ao novo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) ontem (18) foi confirmada pela Presidência da República a nomeação de Marco Antonio Raupp. A posse está marcada para a próxima terça-feira (24).

Siga a SECTAM no Twitter!

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, está otimista com a nomeação de Marco Antonio Raupp para o MCTI. “Minha expectativa é a melhor possível. Ele é um cientista, tem olhar técnico. Além disso, é sensível às demandas da Amazônia e preocupado com o desenvolvimento regional”, afirmou.

O atual presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Raupp foi escolhido pela presidente da República, Dilma Rousseff, para substituir Aloizio Mercadante que assumirá o Ministério da Educação no lugar de Fernando Haddad, que deixa o governo para concorrer à prefeitura da cidade de São Paulo.

Em nota divulgada à imprensa, a presidente Dilma agradeceu o serviço prestado por Haddad frente à pasta da Educação e ressaltou "o trabalho de Mercadante e Raupp nas atuais funções, com a convicção de que terão o mesmo desempenho em suas novas missões."

Também por meio de nota, Raupp declara ter "absoluta consciência da exigência sem precedentes para que a ciência, a tecnologia e a inovação contribuam de forma essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil." Ele destaca ainda que "com 40 anos de militância nas atividades cientificas e tecnológicas, como pesquisador e gestor de instituições da área, considero uma honra e um enorme desafio a nova missão que me é confiada."

Mercadante sublinhou a "competência e o espírito público" de Raupp em outra nota sobre sua saída do MCTI. Mercadante ressaltou sua satisfação em assumir o Ministério da Educação, se dizendo "muito honrado com a escolha."

De acordo com informações da Agência Brasil, Haddad, Mercadante e Raupp estarão na primeira reunião ministerial de 2012, confirmada para segunda-feira (23), com os todos os ministros do governo. No mesmo dia, Haddad ainda comanda a cerimônia que marcará a chegada ao número de 1 milhão de bolsas do ProUni.

Perfil – Marco Antonio Raupp é graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é PhD em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP).

Foi pesquisador titular do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Como docente, atuou no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME/USP) e na Universidade de Brasília (UnB).

Já dirigiu várias instituições da área de C,T&I, a exemplo do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Inpe e do Instituto Politécnico da Universidade do Rio de Janeiro (IPRJ/Uerj). Nos últimos anos, trabalhou como diretor-geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos, SP, e desde março de 2011 estava à frente da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Raupp é membro titular da Academia Internacional de Astronáutica (IAA). Além da SBPC, foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Entre os títulos que recebeu destacam-se o de Comendador pela Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores, e de Grão-Cruz pela Ordem Nacional do Mérito Cientifico, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, com informações do Jornal da Ciência, SBPC MCTI e Senado.