MDIC negocia com Emirados Árabes parceria em polo audiovisual 3D
17/02/12 – A consolidação de um polo de produção audiovisual 3D no Brasil foi tema de reunião entre o secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Humberto Ribeiro, o presidente da Apex-Brasil, Maurício Borges, e o diretor-geral da Dubai Media City, Mohammed Abdulah, na quinta-feira (16), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Por parte do Brasil, há interesse em criar um ou mais centros de geração e produção audiovisual e desenvolvimento de conteúdos em 3D para mídias variadas, como TV, cinema, internet e games. Por parte dos Emirados Árabes, que transfeririam know-how, qualificação de recursos humanos e parte do capital, há o interesse de produzir conteúdo sobre o Brasil. Segundo Abdulah, a empresa, que mantém três cidades tecnológicas em Dubai, tem recebido uma demanda crescente por conteúdo sobre o Brasil.
As três media cities atendem a mais de 2 mil empresas de todo o mundo. "Uma possibilidade é o pólo brasileiro se transformar num hub do Dubai Media City na América Latina", disse o secretário Humberto Ribeiro. "A experiência de Dubai, que consolidou três parques de produção em cerca de uma década, com empresas de todo o mundo, pode nos ajudar na implantação no Brasil de um pólo produtivo já integrado globalmente", completou.
Para o presidente da Apex, a eventual instalação do centro tecnológico pode permitir o desenvolvimento de tecnologia nacional 3D para transmissão dos jogos da Copa do Mundo de 2014. "Do contrário, as empresas trarão a tecnologia de transmissão e depois dos jogos levarão de volta, a exemplo do que acontece na Fórmula 1", disse Borges.
A empresa emirate pertence à holding Tecom, um dos fundos soberanos do governo dos Emirados Árabes Unidos especializado em audiovisual, tecnologia da informação, serviços educacionais e de saúde e biotecnologia.
Fonte: Portal MDIC