Mergulho com cadeira de rodas pode se tornar realidade um dia
30/08/12 – Sue Austin, a mulher que você pode ver flutuando com uma cadeira de rodas no vídeo aqui, é uma artista britânica que lidera o grupo Freewheeling, focado em transformar preconceitos e inspirar novas atitudes com relação às pessoas com deficiência.
Siga o CIÊNCIAemPAUTA no twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!
De acordo com a BBC, impossibilitada de caminhar desde 1996, a artista teve a ideia de desenvolver uma cadeira de rodas que pudesse ser manobrada debaixo d’água em 2005, depois de aprender a mergulhar. Sue contatou diversos engenheiros e acadêmicos para criar o protótipo do vídeo, que finalmente foi construído e faz parte do projeto liderado por ela.
Liberdade para flutuar A cadeira submarina conta com dois propulsores localizados sob o banco, sendo manobrada através de uma placa acrílica, com um formato parecido ao das asas de uma raia, presa aos pés da artista. Além disso, a cadeira também possui dispositivos flutuantes que evitam que ela afunde.
E tudo indica que o projeto artístico de Sue Austin está alcançando o objetivo esperado. A cadeira conta com algumas patentes pendentes e está fazendo bastante sucesso pelo mundo, com muita gente interessada em ver o protótipo se transformar em um sonho possível para muitas pessoas com deficiência.
Fonte: Tecmundo, por Maria Luciana Rincon (com informações Freewheeling, BBC e title=”Clique aqui para acessar”>YouTube)