Mídias sociais e suas influências são temas do 4º Café Intercom
CIÊNCIAemPAUTA, por Laize Minelli
“A comunicação em tempos de redes: as mídias sociais e sua influência nos hábitos e modos de pensar” foi o tema do 4º Café Intercom realizado na noite de quarta-feira (26), na loja Bemol do shopping Manauara, Zona Centro-Sul de Manaus.
O evento reuniu pesquisadores e blogueiros para uma conversa informal com o público de aproximadamente 70 pessoas, entre professores e estudantes e interessados na área da comunicação.
Como convidados estavam Ismael Benigno, do blog ‘O Malfazejo’, a jornalista Manuella Barros, do blog ‘Menu Magrinho’, o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sérgio Freire, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena e a integrante da associação Pedala Manaus, Simone Russo.
De acordo com uma das organizadoras do Café, Jonária França, o evento procurou reunir pessoas conhecidas por suas postagens nas redes sociais. “Escolhemos alguns representantes de determinados segmentos como educação, movimentos sociais e política, e convidamos quem realmente atua nas mídias para estar conosco neste debate”, disse.
A conversa buscou discutir o que é que está acontecendo na comunicação e ampliou o debate a respeito da influência das mídias sociais e das pessoas que atuam nelas.
Benigno destacou a relação com os seguidores, segundo ele, as mídias como Facebook e Twitter foram a maneira encontrada para aumentar a interação com seu público e expandir os comentários para além do blog.
A jornalista Manuella Barros compartilha da mesma opinião, para ela as mídias dão mais visibilidade aos blogs. Segundo ela, quando começou, em dezembro de 2011, ainda não sabia a quantidade de pessoas que eram alcançadas por suas mensagens. “Quando comecei não tinha noção do quanto seria lida, nos dias em que não postava, eles me cobravam”, disse. Ela observa também que a postagem ajuda a traçar o perfil do leitor do blog, que recebe mais de 400 acessos diários.
Sérgio Freire, professor da Ufam, possui mais de 4 mil amigos no Facebook e 6 mil no Twitter e acredita que cada geração tem uma forma peculiar de se formar e as mídias estão marcando a mudança da geração X para a Y. “As mídias formaram uma geração que não é vertical, por isso não é hierarquizada”, afirmou.
Simone Russo, do ‘Pedala Manaus’, acredita que a conquista dos adeptos do ciclismo, na cidade de Manaus, aconteceu muito com a ajuda das redes sociais. A associação usa o site como principal meio de comunicação entre os ciclistas, para divulgar fotos e eventos. A fanpage no Facebook tem mais de 7 mil pessoas participando, é por lá que o grupo organiza as pedaladas e decide o percurso a ser percorrido.
Odenildo Sena classificou como um fenômeno o que vem ocorrendo com o uso das mídias. Segundo ele, não é possível avaliar a dimensão do campo de análise que as redes sociais são capazes de oferecer aos estudos. Para ele, o Twitter é uma ferramenta de comunicação das mais importantes. “Não descuido de valorizar os 140 caracteres. Faço questão de ocupar cada espaço”.
O CAFÉ INTERCOM
É um evento que faz parte das atividades do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom).
A relações públicas Lauriane Franco e a jornalista Jonária França são as idealizadoras e organizadoras do evento, desde 2010. “Fazemos sempre um evento gratuito e procuramos reunir os interessados na comunicação, abordando assuntos de várias áreas como moda, política, jogos etc. A ideia é movimentar a comunicação e comunicólogos.”
CIÊNCIAemPAUTA, por Laize Minelli