Minicursos aproximam pesquisadores de acadêmicos
Com um número recorde de inscritos, os 50 minicursos promovidos durante a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em Rio Branco (AC), têm proporcionado manhãs de aprendizado aos jovens acadêmicos.
De acordo com a organização do evento, 2,5 mil pessoas se inscreveram nos minicursos realizados, diariamente, no período de 23 a 26 deste mês, das 7h30 às 9h, as quais têm participado ativamente das atividades promovidas.
Para a presidente da SBPC, Helena Nader, a participação nos minicursos demonstra o interesse dos acadêmicos no conhecimento científico e representa a importância de eventos como as reuniões anuais da SBPC. “A SBPC quer, além de expor o que vem sendo produzido nas diversas regiões, chamar a população para discutir ciência. É emocionante vermos jovens acadêmicos nesse cenário e dispostos a construir o conhecimento junto conosco”, disse.
Ao todo, foram disponibilizadas inscrições para 50 minicursos, com atividades teóricas e práticas. Os ministrantes dos minicursos são especialistas renomados e com experiência técnico-científica em suas áreas do conhecimento.
Para o acadêmico do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), Henrique Fonseca, por meio dos minicursos os estudantes têm a oportunidade de ter contato com pesquisas desenvolvidas no País e auxiliam no desenvolvimento de estudos na Ufac. Ele está participando do minicurso ‘Efeitos das Drogas no Sistema Nervoso Central’, ministrado pela pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rosany Picollotto.
SBPC 2014
Durante os cinco dias da 66ª Reunião Anual da SBPC, também estão previstas atividades voltadas para os estudantes do ensino básico (SBPC Jovem), uma mostra de ciência e tecnologia (ExpoT&C) e a apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à cultura (SBPC Cultural).
Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho