Ministérios acertam cooperação para sistema de monitoramento

19/10/2011 – Durante a abertura oficial da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) nesta terça-feira (18/10), em Brasília, foi assinado o termo de cooperação que tem como foco a implantação do Sistema Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. O evento, considerado o maior de CT&I do País, trata do tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos” nesta edição.

Siga a SECTAM no Twitter!

Assinaram o acordo o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa de Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre, e o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Eduardo Delgado Assad. O sistema, com sede em Cachoeira Paulista (SP), será coordenado pelo MCTI. É um esforço em conjunto com outros órgãos do governo federal, entre eles a Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, que recebe os sinais de alerta e fará o trabalho de mobilização da população em risco.

O ministro da Integração, Fernando Bezerra, presente na cerimônia, disse que o tema principal da semana é oportuno, considerando os esforços do governo federal em promover ações no sentido de evitar perdas como as do início do ano no estado do Rio de Janeiro (RJ). “Hoje, passamos por um novo momento de discussão sobre nova política de Defesa Civil”, comentou. “Nosso ministério e o da Ciência e Tecnologia trabalharão em conjunto para evitar os efeitos das mudanças climáticas. Precisamos mitigar os efeitos dos desastres naturais e, sobretudo, poupar vidas. A ideia é agir menos com reconstruções e mais na prevenção”.

Fonte: MCTI