Ministro participa de audiência na CCTCI esta semana

Mercadante deve apresentar aos deputados as ações e investimentos da sua pasta para estimular pesquisas e estudos tecnológicos no País e os impactos do corte orçamentário sofrido por esses programas.

A audiência pública é na quarta-feira (30/03), às 10h, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.

Também estão na pauta debate sobre as ações voltadas à assistência tecnológica para as micro e pequenas empresas, as ações de extensão tecnológica via bolsas do CNPq, os centros vocacionais, e questões relativas à base de Alcântara, entre outros temas afetos à Comissão de Ciência e Tecnologia. O convite ao ministro foi motivado por requerimentos dos deputados Silas Câmara (PSC-AM), Siba Machado (PT-AC) e Newton Lima (PT-SP).

Outro assunto que os deputados da comissão querem debater é sobre os riscos de catástrofes naturais de grandes proporções como a ocorrida no Japão e as condições de preparo da sociedade brasileira para enfrentar eventos dessa dimensão.

Na semana passada eles aprovaram um requerimento de audiência pública de autoria do presidente da Comissão, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), com convites a especialistas do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Comando da Marinha, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e da Defesa Civil.

"Embora a probabilidade de um evento de tais proporções seja pequena, preocupa-nos o fato de que o Brasil tenha uma parte significativa da população concentrada na costa e não tenha qualquer sistema de alerta e de movimentação dessas pessoas, se um evento de tal natureza vier a ocorrer. Os trágicos efeitos das enchentes deste ano no Rio de Janeiro, no Paraná e em Santa Catarina demonstram que estamos despreparados para enfrentar desastres naturais. O aumento da incidência de outros fenômenos em nossas costas, a exemplo dos tornados que têm sido observados no Atlântico Sul com maior frequência, também motiva este requerimento", explicou Araújo. A audiência ainda não tem uma data definida.

Fonte: Ascom do MCT