Modelo de Gestão da SECTI-AM é avaliado como positivo pela Abipti

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento

Avaliadores da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) identificaram dois produtos produzidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) como prática de boa gestão desempenhada em 2012. O “Boletim de Indicadores” e o “Relatório de Indicadores Estaduais de CT&I” são os produtos em destaque.

Participando do Programa da Excelência na Gestão (PEG) desde 2010, a SECTI-AM vem melhorando o resultado das avaliações anualmente. No ano de 2012, a instituição alcançou a nota de 148.8 na categoria modelo de gestão “GesPública 250 pontos”, sendo a maior pontuação nos três ciclos em que já participou.

Sobre o trabalho apresentado, um dos representantes da instituição no Programa e secretário executivo adjunto da SECTI-AM, Eduardo Taveira, disse que a secretaria é a única do estado a participar efetivamente do PEG, com submissão da avaliação de seus processos de acordo com os critérios do programa.

Taveira destacou ainda que não se trata de uma competição que visa premiar com valores ou qualquer outro tipo de premiação os participantes. A finalidade do programa é promover a melhoria do desempenho das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando alcançar a excelência em sua gestão. “Submetemos nossos trabalhos pela vontade de que nossa forma de gestão seja avaliada para sabermos os nossos pontos fortes e os aspectos gerenciais menos desenvolvidos, que por consequência devam ser objeto das ações de aperfeiçoamento da SECTI-AM”, explicou.

Em 2011, a SECTI-AM dedicou especial atenção para a melhoria de seu sistema de indicadores com o objetivo de aprimorar o Sistema Público Estadual de CT&I e proporcionar a excelência na sua função de gestora de CT&I no Estado, monitorando tanto o desempenho das instituições locais quanto o acompanhamento do desenvolvimento do setor de ciência, tecnologia e inovação no Amazonas.

SAIBA MAIS SOBRE OS PRODUTOS EM DESTAQUE 

O Departamento de Relações Interinstitucionais e de Indicadores de CT&I da SECTI-AM (DIN) criou o Boletim de Indicadores e o Relatório de Indicadores Estaduais para agregar os dados disponíveis e desenhar canais de disseminação das informações levantadas. Esses relatórios são revisados pela Secretaria Executiva Adjunta (SEA) e divulgado pelo Departamento de Comunicação Científica (DEC), possibilitando o acompanhamento das tendências e cenários do ambiente de CT&I estadual, nacional e internacional.

Com periodicidade trimestral, o Boletim de Indicadores é o produto final de um levantamento realizado periodicamente das informações de CT&I divulgadas na mídia ou em banco de dados específicos da área.

Por sua vez, os Relatórios de Indicadores Estaduais são relatórios temáticos que compilam informações estatísticas para o Amazonas e região Norte. No entanto, em 2012 esse relatório foi substituído pelo Sistema de Indicadores Online de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Amazonas (Sion-AM), constituindo-se o primeiro sistema de gestão das informações de ciência, tecnologia e inovação estadual do País.

SOBRE O PEG

O Programa da Excelência em Gestão (PEG), criado em 2005, é um projeto da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti) com adesão de diversas instituições públicas e privadas.

As Práticas de Gestão das Entidades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – EPDIs  participantes do PEG da Abipti são extraídas do Relatório de Gestão, provenientes do processo de avaliação, realizado pelas Bancas de Examinadores. Estas Práticas de Gestão compõem o banco de dados da Abipti e tem por objetivo a realização de benchmarking entre instituições.

Todas os trabalhos podem ser encontrados no site da Abipti para download.

 

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento