Mostra de Inovação Tecnológica inicia com palestra e exposição em Manaus
18/11/10 – Investir em pesquisas científico-tecnológicas para as empresas desenvolverem inovação, de tal forma a gerar inclusão social, tributos, emprego e renda à população do Estado do Amazonas foi a mensagem repassada durante a abertura da 2ª Mostra de Inovação Tecnológica (Mostratec), na noite de quarta-feira (17/11), no auditório do Centro de Convenções do Studio 5 Festival Mall, em Manaus.
A cerimônia de abertura contou com a presença do secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (Sect) e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Odenildo Sena, o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Aldemir de Oliveira, representantes da indústria, da aprendizagem industrial e também do representante da Financiadora Nacional de Estudos e Projetos (Finep), Renato Cislaghi.
Na ocasião, Sena destacou o aumento do número de empresas participantes na 2ª Mostratec. “A variedade das empresas expondo seus produtos representa um salto qualitativo nos resultados adquiridos e uma resposta aos grandes investimentos que estão sendo feitos nessa área”, afirmou.
A afirmação do titular da Sect e FAPEAM foi endossada por Renato Cislaghi, representante da Finep, uma das principais parceiras do Estado em financiamento de projetos de inovação tecnológica. De acordo com Cislaghi, é perceptível o esforço das empresas do Amazonas em inovar. “Nós que viajamos por todo o país, ficamos impressionados com a qualidade dos resultados apresentados. São realmente significativos e demonstram que precisamos de mais recursos federais e estaduais para o desenvolvimento de inovações”, comentou.
Investimentos ultrapassam R$ 33 milhões
Segundo Sena, os investimentos realizados pela FAPEAM, nos últimos sete anos só nesta área, chegam a R$ 33,4 milhões. “Temos 341 projetos nos diversos programas como o Programa de Inovação Tecnológica (PIT), Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica (PIPT) e o Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (PAPPE/SUBVENÇÃO)”.
De acordo com o reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, há pouco tempo era uma “heresia” se cogitar o Estado financiando micro e pequenas empresas na produção de inovação. “Os países que mais se desenvolveram contaram com o fomento em C&T e Inovação e o Estado tem que assumir essa atividade de risco”, avaliou.
Para o diretor da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Roberto Labor, a partir dos investimentos em C&T e Inovação é que o Estado pode criar empresas, empregos e tributos a serem arrecadados. “Pretendemos na próxima Mostratec agregar os resultados dos produtos do polo industrial”, disse.
Palestra sobre a importância da Inovação
Após a abertura, o diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB), Tirso Saenz, realizou palestra sobre a importância da Inovação para micro e pequenas empresas.
Na visão do especialista, não há desenvolvimento sem pessoas capacitadas para implementá-lo. “Tem que se evitar a improvisação, conhecer o mercado, ter uma estratégia e um plano de desenvolvimento do que se quer buscar”, explanou.
Exposição e palestras
A Mostratec continua nesta quinta-feira (18/11), no Centro de Convenções do Studio 5 Festival Mall, no horário das 16h às 21h. No total, são 35 estandes de empresas nos mais diversos segmentos de atuação. A entrada para visitação é gratuita.
Fábio Guimarães – Agência FAPEAM