Musa inaugura exposição “Árvores de Barranco” na Galeria do Largo
29/11/11 – Na próxima quarta-feira, 30 de novembro, o Musa inaugura, no Centro de Artes Visuais Galeria do Largo, a exposição "Árvores de Barranco", que apresenta interferências de diversos artistas sobre fotografias de Lula Sampaio. A iniciativa marca a entrada do Musa na rede internacional Museu na Floresta, e será seguida de oficinas de arte realizadas no Jardim Botânico de Manaus nos dias 10 e 17 de dezembro e no dia 14 de janeiro de 2012.
Profissional reconhecido, Lula Sampaio fotografa a Amazônia desde 1986. Há três anos voltou seu olhar para as árvores que cresciam nos barrancos dos rios. "Percebi a pouca atenção que essas árvores recebiam. Há 20 anos que ando por essas praias e percebo que elas vêm sendo cortadas. Então pensei na exposição como uma forma de valorizá-las."
Para tornar o tema ainda mais atrativo, Lula convidou um artista para fazer interferências sobre suas fotos. "O resultado foi tão bom que comecei a chamar outros."
Assim foram produzidos os 30 quadros que estarão expostos na Galeria do Largo até o dia 05 de janeiro. São obras de: Beatriz Anchi, Buy Chaves, Carlos Sérgio, Eli Bacelar, Fernando Augusto, Helen Rossy, Jair Jacqmont, Kika Gouvea, Otoni Mesquita, Roberto Suárez, Vanessa Gama e Zeca Nazaré.
Confira alguns quadros da exposição Árvores de Barranco aqui. Todas as obras estão à venda e podem se adquiridas diretamente na galeria.
Sobre a rede Museu na Floresta
A exposição Árvores de Barranco marca a entrada do Musa na rede internacional Museu na Floresta. Com representantes em países como Argentina, Canadá, Costa Rica e Camarões, a rede foi criada com o objetivo de usar a arte para sensibilizar o público sobre temas ambientais.
O idealizador da iniciativa, Ronnie de Camino, esteve em Manaus apresentando a proposta em palestra no Musa. Desta conversa nasceu a primeira exposição do Musa no contexto da rede – a exposição Árvores de Barranco.
A continuidade do projeto acontecerá em oficinas de arte realizadas dentro da floresta do Jardim Botânico de Manaus nos dias 10 e 17 de dezembro de 2011 e no dia 14 de janeiro de 2012. A participação é gratuita.
Para o próximo ano está também previsto o lançamento de um edital para artistas que queiram produzir obras a serem expostas na área de floresta do Jardim Botânico.
As atividades do Musa na rede Museu na Floresta contam com o patrocínio da GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento.
Exposição Árvores de Barranco
Data: 30 de novembro – 5 de janeiro de 2012
Horário: terça a sábado de 17h às 21h
Local: Centro de Artes Visuais Galeria do Largo
Endereço: Rua Costa Azevedo, 290 – Centro
Entrada gratuita
Fonte: Museu da Amazônia