Museu Amazônico contribui para a divulgação científica no Amazonas

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento

“A arte é um excelente caminho para fazer a divulgação científica”. É dessa maneira que a Coordenadora do Museu Amazônico (MA), professora doutora Carolina Brandão Gonçalves expõe sua ideia de que o papel dos museus, notadamente o Museu Amazônico, constitui-se como espaço de divulgação científica e a importância dessa instituição na tarefa de popularizar a ciência.

A partir da compreensão de que os museus estão além do colecionismo, da preservação ou da exposição de seus acervos, o Museu Amazônico continuará em 2013 com o projeto “Arte no Museu: Divulgação da ciência e da cultura” que vem sendo desenvolvido desde 2011, por meio da Divisão de Difusão Cultural.

“O objetivo é a divulgação e desmistificação da ciência apoiada pela arte por meio da união das manifestações artísticas com especialistas da área científica que divulgam suas pesquisas no Museu Amazônico em ocasiões cuja arte e a ciência se unem para promover o conhecimento”, ressaltou Brandão.

Segundo a pedagoga, a programação cultural e científica do projeto costuma ser realizada sempre no último dia de cada mês, junto a instituições de ensino públicas e particulares, de forma gratuita, nos salões do Museu Amazônico, com sessões culturais associadas ao teatro, à dança, à música, abordando temas relacionados as ciências humanas e naturais.

Na ocasião, os estudantes e professores realizam visitas guiadas com acesso às exposições permanentes e temporárias do Museu, aonde acontecem discussões relativas às descobertas científicas, em especial as realizadas por pesquisadores da própria Universidade Federal do Amazonas.

DIÁLOGOS COM O MUSEU

Dando continuidade a atividades de divulgação científica, o Museu Amazônico, por meio do programa de entrevista “Diálogo com o Museu”, é transmitido pela TV da Universidade Federal do Amazonas (TV/UFAM), canal 7 na TV aberta e 27 na TV a cabo, durante toda a semana em turnos e horários diversificados, oferece a oportunidade para que professores e pesquisadores possam apresentar o andamento de suas pesquisas para a população em geral. Neste ano, o programa voltará a ser exibido a partir do mês de março.

MUSEU ABERTO AO PÚBLICO

Localizado na Rua Ramos Ferreira, 10, no Centro de Manaus, o Museu Amazônico da Ufam fica aberto diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e de 14h as 17h.

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento