Na abertura oficial da SNCT, ministro em exercício destaca inovação

19/10/11 – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em exercício, Luiz Antonio Elias, abordou os avanços relativos a inovação ao abrir oficialmente nesta terça-feira (18/10), em Brasília (DF), a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento, considerado o maior de C,T&I do país, trata do tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos” nesta edição.

Siga a SECTAM no Twitter!

Em sua fala, Elias ressaltou a necessidade dos governos estaduais de incentivar o setor produtivo a inovar. Ele lembrou a aprovação de pelo menos 15 leis de inovação. “Começamos com um grupo de trabalho focado no desenvolvimento de leis para promover a inovação nos estados. Hoje temos 15, mas a ideia é ampliar esse número e chegar a pelo menos 20 até o final do ano”, disse.

Neste sentido, ele citou ainda a evolução na taxa de inovação medida pela Pesquisa de Inovação Tecnológica (Pintec). “Em 2000, o percentual de inovação brasileiro era de 30%. Em 2008, esse número subiu para 38%. Temos a certeza de que a próxima pesquisa apresentará um número ainda maior”, considerou.

Por fim, o ministro em exercício reforçou a necessidade de desenvolver tecnologias que possibilitem o desenvolvimento sustentável das cidades e promovam o desenvolvimento social. “Temos no ministério, mais especificamente na Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social [Secis], a missão de popularizar e fomentar o ensino da ciência. E, sobretudo, criar ferramentas tecnológicas possíveis de serem apropriadas pela sociedade”, enfatizou.

Até domingo (23/10), data de encerramento da feira, a estimativa é reunir um público total de 170 mil pessoas, com mais de 15 mil atividades, em mais de 540 cidades. Leia mais aqui!

O horário de visitação da feira da SNCT em Brasília é das 8h30 às 18h30. O evento é gratuito e aberto ao público.

Premiações

Também na cerimônia de abertura, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) entregou dois prêmios: Destaque do Ano na Iniciação Científica, que reconhece trabalhos realizados por bolsistas do CNPq e o empenho de instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic); e Fotografia, Ciência e Arte, criado neste ano, cujas imagens comporão o Anuário Brasileiro da Fotografia Científica.

Na ocasião, O Ministério das Comunicações, por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, lançou o carimbo comemorativo e o selo alusivo à 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O selo é composto de duas partes: a primeira com imagens da bandeira brasileira e o ipê amarelo, e a segunda, a imagem do cubo, símbolo do evento.

Imagem 2: Crianças durante atividade (Crédito: Lecino Filho/Ascom do MCTI).

Fonte: MCTI