Na SNCT, PCE apresenta química das sensações e palestra sobre telenovelas
Até o próximo dia 23, o Programa Ciência na Escola (PCE) apresenta 15 projetos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Os trabalhos estão em exposição no Lago Amazônico, do Bosque da Ciência e contará com a participação de alunos de escolas públicas.
O PCE é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e conta com o apoio do Inpa. Segundo a coordenadora do Núcleo de Acompanhamento Técnico Científico, Miceia de Paula, a seleção dos projetos para a SNCT 2013 do Instituto foi feita com base no tema. “Selecionamos os projetos que tinham relação com o tema do ano, ciência, esporte e saúde, diversificando as linhas de pesquisa”, explicou.
O PCE, que conta com a participação direta de cinco projetos por dia, teve nesta segunda-feira (22) como um dos destaques ‘Os 60 anos de Telenovelas no Brasil’, coordenado pela professora Waleska Cordeiro. O objeto de pesquisa dos alunos é a novela brasileira e todo seu contexto histórico.
Para a estudante Beatriz Abreu, que participa pela primeira vez da Semana Nacional, estar no evento exigiu muito esforço, preparação e leitura. “Estudei muito para fazer essa participação, ensaiei muito, e procurei todas as informações sobre as novelas do Brasil urbano; fiquei meio nervosa, mas estava preparada”, afirma.
Outro projeto que marcou presença durante a exposição foi a “Química das sensações”, e o jovem cientista David Campos, fez questão de contar como foi participar “É a minha primeira participação e está sendo incrível. Antes eu não tinha conhecimento sobre essa Semana e a oportunidade que eu estou tendo hoje nem todo mundo tem lá fora, sou cientista e isso pra mim significa aprimoramento”.
Além do PCE outras instituições também se apresentam como, por exemplo, o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros dentre outros.
Agência CT&I Amazonas, por Jamyly Macedo