Novo secretário executivo do Esporte aposta em C&T para realização de grandes eventos

27/01/12 – A organização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 ganhou reforço. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o novo secretário executivo do órgão, Luis Fernandes, empossado nesta quarta-feira (25/01), anunciaram a criação da Assessoria de Coordenação de Grandes Eventos. A presidente da ABIPTI, Isa Assef, participou da cerimônia.

Siga a SECTAM no Twitter!

Com estrutura específica, ligada à Secretaria Executiva, a assessoria coordenará os esforços do governo federal na preparação das competições, atuando como ponte entre governo, comunidade acadêmica e cadeia produtiva de inovação. Comissões técnicas de apoio às áreas tecnológicas serão estruturadas e o engenheiro Eugenius Kaszkurewicz, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ex-diretor do MCTI, será o titular da assessoria.

O secretário executivo também pretende criar a Câmara Temática de Inovação da Copa do Mundo. “Há outra dimensão desse desafio: a oportunidade única que esses eventos trazem para que os produtos e serviços inovadores sejam apresentados ao mundo e consigam propiciar melhores condições de vida ao povo brasileiro”, destacou Luis Fernandes durante a cerimônia de posse.

Perfil

Doutor em ciência política com trabalho voltado para a economia política do desenvolvimento, Luis Fernandes foi secretário executivo do MCTI, entre 2004 e 2006, e presidente Finep, de 2007 a 2011. Também foi diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e diretor da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP).

Fonte: Gestão C&T, com informações do Ministério do Esporte