Novo tomate é enriquecido com substância que pode ajudar a prevenir doenças

A variedade tem 120 mg de licopeno por quilo. Tomates comuns têm entre 30 e 40 mg. Foto; Henrique Carvalho/Embrapa

Uma variedade de tomate recém-lançada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) pode ajudar a evitar doenças degenerativas e relacionadas ao coração.

Chamada de BRS Zamir, a nova variedade é um tomate-cereja, de pequeno porte, atendendo ao segmento de culinária gourmet.

O tomatinho é rico em licopeno, substância tida como uma das mais eficientes na prevenção de doenças desse tipo.

Segundo dados da Embrapa, um tomate comum tem entre 30 e 40 mg de licopeno por quilo, enquanto que a nova variedade apresenta 120 mg por quilo.

Desenvolvido pela Embrapa Hortaliças, de Brasília, o fruto é representante de uma nova geração de tomates nutricionalmente enriquecidos e, além, disso, segundo o órgão, tem características que atendem às exigências do mercado, em termos de cor, textura e sabor.

“A demanda por tomates do tipo gourmet tem crescido muito no país”, diz Leonardo Boiteux, coordenador do programa de melhoramento de tomate da Embrapa Hortaliças.

O BRS Zamir, segundo o pesquisador, possui um gene que estimula a bifurcação dos cachos, aumentando o número de frutos por penca.

Boiteux afirma que o novo tomate tem produtividade média de 8 kg por planta e durabilidade de até 15 dias na prateleira, após ser colhido.

A recomendação da pesquisa é que o tomate seja plantado preferencialmente em estufas ou cobertura, embora também possa ser produzido em campo aberto, com manejo adequado.

Fonte: UOL