Núcleo de Pesquisa da UFAM apresenta trabalho em Portugal
O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Enfermagem e Saúde da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) levará o trabalho “Violência sexual contra mulheres no Estado do Amazonas” para o Congresso Internacional “Gênero(s) e Saúde: (In) Determinações e aproximações”, a ser realizado de 17 a 19 de outubro de 2013, em Coimbra, Portugal.
A pesquisa é de autoria dos professores Sandra Greice Becker; Graziela Luiza Carvalho de Oliveira; Aladistania Ferreira e Jair dos Santos Pinheiro. O grupo é cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e também trabalha com a temática de Saúde do Trabalhador, Saúde Mental e Psiquiatria.
O trabalho, que será apresentado em Portugal, trata-se de um estudo descritivo que utiliza dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Brasil, disponíveis no site do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), atualizados em 20 de maio deste ano. As informações apontam que, no ano de 2012, foram notificados 3.094 casos de violência no Amazonas. Deste total, 824 foram de violência sexual (26,6%), dos quais 744 foram em mulheres (90,3%). Os registros apontam ainda que a infância e a adolescência são os períodos de maior incidência de violência sexual contra mulheres no Estado.
Segundo a professora Sandra Greice Becker, uma das autoras do trabalho, o Congresso oportuniza investigar o fenômeno da violência no âmbito internacional. “Será um congresso com debates específicos sobre a violência contra mulheres. Interessa-nos conhecer o fenômeno da violência como ocorre em outras realidades e que estratégias a comunidade científica internacional tem encontrado para lidar com ele na sociedade atual”, declarou a pesquisadora.
Fonte: Ufam