Observatório Solar Indígena em São Gabriel abrigará atividade da SNCT

30/08/2012- O Museu da Amazônia (Musa) começou os preparativos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2012, que acontece entre 15 e 21 de outubro. Este ano a equipe do museu vai, pela primeira vez, realizar atividades no interior doestado. A estreia será em grande estilo, com a montagem de um Observatório Solar Indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, exatamente no local onde cruza a linha do Equador.

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página CIÊNCIAemPAUTA no Facebook!

O Observatório abrigará oficinas de observação do céu para visualização do movimento aparente do Sol e de constelações de diversas etnias, bem como apresentações culturais indígenas e atividades de monitoramento de clima e de gases de efeito estufa.

"Vamos realizar oficinas abertas para o público em geral no período da manhã, tarde e início da noite, em horários agendados pela Secretaria de Educação de São Gabriel da Cachoeira, que está apoiando a atividade", adianta Germano Afonso.

Meteorologia para comunidades indígenas

O Observatório abrigará também demonstrações sobre conhecimentos de meteorologia e gases de efeito estufa. Quem está à frente desta vertente do projeto é o professor Júlio Tota, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

"Vamos montar no local uma estação meteorológica convencional e uma micro-estação desenvolvida pela UEA em parceria com Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pólo Industrial de Manaus [CTPIM]. Esta micro-estação realiza transmissão de dados totalmente sem fio, ela representa o estado da arte em medições meteorológicas”, disse.

Durante a Semana, Julio e sua equipe vão demonstrar como esse tipo de equipamento pode monitorar variações na temperatura relacionadas com o ambiente colocando micro-estações em locais arborizados e sem arborização. "Muitos estudos mostram que as reservas indígenas são o principal mecanismo de retenção de desflorestamento do país. Vamos ajudar a mostrar o impacto dessa preservação no clima local, sabendo que há implicações também para o clima regional e, possivelmente, para todo o planeta”, afirmou.

A parceria entre Julio Tota e Germano Afonso foi iniciada na SNCT de 2011, quando, juntos, realizaram atividades de etno astronomia e meteorologia na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé. Neste ano, eles resolveram ir mais longe. "Este ano conseguimos realizar as atividades em São Gabriel da Cachoeira graças ao financiamento da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam),que realizou edital especialmente para atividades durante a Semana de Ciência e Tecnologia", comemora Germano.

O astrônomo, que é bolsista da Fapeam, viaja esta semana para São Gabriel para iniciar a montagem da estrutura juntamente com o também bolsista da instituição, Jaime Moura Fernandes, Dessana, estudante de Licenciatura Intercultural Indígena na UEA.

Fonte: Ascom-Musa