Ocean Center foi umas das pautas entre MCTI, UEA e Samsung
O vice-reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Mario Bessa, reuniu-se, no dia 9, com o Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgílio Almeida. O encontro aconteceu na sede do Samsung Instituto de Desenvolvimento para a Informática da Amazônia (Sidia), localizado no Distrito Industrial de Manaus.
Analisar os investimentos da multinacional na região nas áreas de desenvolvimento de games, aplicações, tecnologias educacionais e indústria automobilística foi o motivo que trouxe o representante do MCTI para Manaus.
A implantação do Ocean Center Samsung, que deverá ser inaugurado nos próximos meses na Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA, foi um dos investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) analisados.
Para o vice-reitor da UEA, Mario Bessa, o diferencial do Ocean é a oportunidade de treinamento de jovens profissionais para o desenvolvimento do Polo Industrial de Manaus. “O Ocean vai focar na capacitação para a criação de games, aplicativos para dispositivos móveis, para acadêmicos da UEA e de outras instituições de ensino superior”, disse Mario Bessa.
O Secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, ressaltou que vários indicadores apontam o aumento do desenvolvimento de conhecimento científico na Amazônia, como formação de mestres e doutores e número de programas de pós-graduação.
“A implantação do Ocean permitirá a assimilação de tecnologia e geração de novos empreendimentos, através dos profissionais que se qualificarem no centro de estudos”, acrescentou Virgílio.
LABORATÓRIO EM CONSTRUÇÃO
O Ocean é um local para aperfeiçoamento profissional, onde serão oferecidos cursos livres (aulas de aproximadamente 4 horas sobre um assunto) e intensivos (cursos semestrais com 200 horas de carga) para estudantes de Engenharia da Universidade e outros interessados.
A obra está em andamento em Manaus e é resultado da parceria estabelecida entre a UEA e a multinacional coreana Samsung, que decidiu implantar o Ocean no Brasil (em São Paulo e em Manaus). No território amazonense, o laboratório está sendo construído na Escola Superior de Tecnologia (EST).
Os professores da UEA, Jucimar Júnior, Antenor Ferreira Filho e Raimundo Oliveira, estão em São Paulo para discutir o planejamento estratégico que diz respeito à implantação do projeto em Manaus, que deve acontecer nos próximos meses. Os professores participam de reuniões na sede do Ocean Samsung.
“Estamos aqui para saber como funciona o projeto, também colaborando um pouco para levar a experiência para Manaus”, completou o professor Antenor Ferreira Silva, coordenador do Ocean em Manaus.
Fonte: UEA