Olericultura no Amazonas é destaque em Revista Científica nacional

A Olericultura no Estado do Amazonas foi tema do artigo de capa da revista Horticultura Brasileira, revista oficial da Associação Brasileira de Horticultura (ABH). Esse periódico destina-se à publicação de artigos técnico-científicos que envolvam hortaliças, plantas medicinais, condimentares e ornamentais e que contribuam significativamente para o desenvolvimentos desses setores.

O periódico é trimestral e em sua mais recente edição, volume nº 30 (dezembro 2012), traz como artigo de capa “Olericultura em condições tropicais úmidas no Estado do Amazonas”, com texto da pesquisadora da Embrapa Amazônia Ocidental, Marinice Cardoso. Também nesse volume foi publicado artigo técnico-científico sobre “Nitrogênio aplicado à cultura do quiabeiro sob cultivo não-adensado e adubação residual”, de autoria dos pesquisadores Marinice Cardoso e Rodrigo Berni.

O artigo de capa faz um panorama da olericultura no Amazonas, com dados sobre distribuição espacial, aspectos socioeconômicos e demanda, condições agroclimáticas e solos, sistemas de cultivo, culturas, produção e comercialização. De acordo com Marinice, este texto representa “o estado atual” da olericultura no Amazonas,apresentando um conjunto de informações oriundos tanto do trabalho da equipe responsável pelas atividades de pesquisa com olerícolas na Embrapa do Amazonas,quanto do trabalho de instituições parceiras.

Diversas instituições no Estado do Amazonas desenvolvem pesquisas com hortaliças, entre as quais a Embrapa Amazônia Ocidental. A Embrapa no Amazonas possui uma equipe voltada para a pesquisa com Hortaliças envolvendo cinco pesquisadores: Cristiani Kano, Francisco Célio Chaves, Isaac Cohen, Marinice Cardoso e Rodrigo Berni.A equipe desenvolve pesquisas relacionadas a avaliação de cultivares, fertilidade do solo e nutrição de plantas, fitossanidade, irrigação, fertirrigação, entre outras.

Os trabalhos são direcionados para os sistemas de cultivo a campo e sob proteção (cultivo protegido). As pesquisas são desenvolvidas visando os sistemas de produção convencionais e aqueles na transição agroecológica (transição interna ao sistema produtivo).

Marinice Cardoso ressalta que, na transição interna ao sistema produtivo, três passos são fundamentais: redução e racionalização do uso de insumos químicos; substituição de insumos; manejo da biodiversidade e redesenho dos sistemas produtivos.

Os pesquisadores da equipe de olericultura da Embrapa Amazônia Ocidental possuem diferentes publicações sobre os recursos tecnológicos gerados e direcionados à olericultura no Amazonas. Nesse sentido, ressalta-se, entre outros, recentes estudos com a cultura da melancia, que aportaram importantes recursos tecnológicos ao sistema produtivo dessa hortaliça-fruto.

A produção de hortaliças no Amazonas é uma atividade em que predomina a agricultura familiar.  A atividade se destaca em Manaus e municípios do entorno como Autazes, Careiro, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru, Manaquiri, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, embora ocorra também em outras microrregiões, como a produção de melancia na microrregião do Madeira. Saiba mais

Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental